A CPA – Comissão Própria de Avaliação da FAEL tem por finalidade conduzir o processo de Auto-avaliação Institucional, com o intuito de melhorar a qualidade do Ensino Superior, bem como promover o aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais da IES por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito às diferenças e às diversidades, da afirmação da autonomia e da identidade institucional, bem como  sistematizar e prestar informações solicitadas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

 

O que se espera com o Processo Avaliativo na FAEL

  1. Que a IES reflita sobre a sua importância e seu papel para a sociedade, considerando a sua missão e identidade;
  2. Que a IES efetive uma analise critica acerca dos resultados obtidos através dos instrumentos de autoavaliação institucional;
  3. Que o processo de autoavaliação seja um elemento sinalizador do desempenho institucional, expressando a sua eficácia social e a eficiência de seu funcionamento, diante de um mercado competitivo, exigente e interativo.
  4. Que a IES juntamente com a participação de todos os membros da instituição, adotem ações fundamentais para minimizar os problemas relevantes e/ou melhorar aspectos indicados nas avaliações, bem como se busque não somente a dimensão quantitativa, mas qualitativa do processo educacional, com o propósito de verificar as fragilidades e potencialidades, promovendo a melhoria da qualidade do ensino;
  5. Que sejam cumpridas as novas exigências e diretrizes para as instituições de ensino superior;
  6. Fortalecer as relações de colaboração entre os múltiplos integrantes da instituição, tornando o vínculo ainda mais efetivo entre a IES e a comunidade.

 

Função e importância da CPA

A CPA tem a função de desenvolver e conduzir os processos referentes à autoavaliação institucional e é formada por toda a comunidade acadêmica e comunidade externa. O processo de autoavaliação é utilizado como instrumento de autoconhecimento e de aperfeiçoamento das ações da FAEL, visando desta forma, atender ao dispositivo da Lei Nº 10.861/04, de 14 de abril de 2004, que institui o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

 

Objetivos da CPA

A CPA tem como objetivo, avaliar todos os aspectos relevantes e importantes dentro da Instituição, com intuito de buscar o desenvolvimento integral e a melhoria constante na qualidade do processo educacional da IES. Com isso busca-se:

  1. Produzir conhecimentos;
  2. Identificar os pontos fortes e fracos;
  3. Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional;
  4. Tornar mais efetivo o vínculo da Instituição com a comunidade;
  5. Buscar soluções e ações para os problemas levantados;
  6. Divulgar os resultados obtidos da autoavaliação institucional;
  7. Sistematizar e para as avaliações do MEC;