Expedição de Diplomas de Graduação

– Conforme a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Art. 48°. Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.
1 °. Os diplomas expedidos pelas Universidades serão por elas próprias registrados, e aqueles conferidos por instituições não universitárias (Faculdades – Instituições de Educação Superior) serão registrados em Universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação.

A FAEL possui contrato com uma Universidade a qual realiza o registro dos diplomas de graduação dos alunos da faculdade. A 1ª via do diploma é gratuita, conforme Portaria MEC Nº 40 /2007, Art. 32, parágrafo 4º. Não há gratuidade de expedição de 2ª via do diploma.

Documentação necessária para o processo de certificação

– Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (se divorciada/separada – a Certidão de Casamento deverá ter a averbação), pois os nomes nos Diplomas deverão estar de acordo com a certidão civil apresentada.

– Cópia da Carteira de Identidade (Registro Geral – RG) em conformidade com a LEI Nº 7.088/83 – Estabelece normas para a expedição de documentos escolares; Neste caso em especial, é realizada a conferência dos dados (comprovando o nome do aluno (a), data de nascimento, filiação e naturalidade com a Certidão Civil apresentada; Número do Registro Geral, Órgão Expedidor e data de emissão. O RG é um documento emitido para cidadãos nascidos e registrados no Brasil e para nascidos no exterior, que sejam filhos de brasileiros. Serve para confirmar a identidade da pessoa e para solicitação de outros documentos. O registro é válido em todo o território nacional. Não é válido Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Boletim de Ocorrência comunicando extravio ou roubo.

– Cópia do CPF (Cadastro de Pessoa Física), o CPF é gerenciado pela Receita Federal;

– Cópia do Certificado de conclusão do Ensino Médio/Histórico Escolar que declare que o aluno concluiu o Ensino Médio ou equivalente;

CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTAGEM DE ALUNOS COM PENDÊNCIAS DOCUMENTAIS

2ª via de Diploma ou Certificado de Pós-Graduação

A solicitação de 2ª Via de um Diploma/Certificado pode ser expedida tanto por motivo de extravio como por danificação do original. Em caso de Extravio é necessária à apresentação da justificativa (Boletim de Ocorrência) e caso tenha havido dano (diploma rasgou, molhou) você deverá encaminhar o diploma danificado para anexá-lo ao pedido de 2ª via e também apresentar das seguintes documentações:

– Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (se divorciada/separada – a Certidão de Casamento deverá ter a averbação), pois os nomes nos Diplomas deverão estar de acordo com a certidão civil apresentada;

– Cópia da Carteira de Identidade (Registro Geral – RG) em conformidade com a LEI Nº 7.088/83 – Estabelece normas para a expedição de documentos escolares; Neste caso em especial, é realizada a conferência dos dados (comprovando o nome do aluno (a), data de nascimento, filiação e naturalidade com a Certidão Civil apresentada; Número do Registro Geral, Órgão Expedidor e data de emissão. O RG é um documento emitido para cidadãos nascidos e registrados no Brasil e para nascidos no exterior, que sejam filhos de brasileiros. Serve para confirmar a identidade da pessoa e para solicitação de outros documentos. O registro é válido em todo o território nacional. Não é válido Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Boletim de Ocorrência comunicando extravio ou roubo;

– Cópia do CPF (Cadastro de Pessoa Física), o CPF é gerenciado pela Receita Federal;

– Cópia do Certificado de conclusão do Ensino Médio/Histórico Escolar que declare que o aluno concluiu o Ensino Médio ou equivalente;

– Requerimento solicitando a 2ª via; clique aqui

– Comprovante de pagamento da taxa de R$ 110,00;

– Boletim de ocorrência/Diploma danificado.
Prazo para entrega da 2ª via do Diploma/Certificado é de 90 dias após o recebimento de todas as documentações necessárias.

Procedimentos para solucionar pendências de documentação

– Encaminhe os documentos pendentes para a FAEL, pelo email: documentos.fael@fael.edu.br.
– Caso não seja possível enviar os documentos pendentes pela internet, deve-se enviá-los para o endereço abaixo:

Faculdade Educacional da Lapa – FAEL
A/C da Secretária Acadêmica
Rodovia Deputado Olívio Belich, KM 30 PR 427
CEP 83750-000 – Lapa/PR

Prazo para entrega do Diploma

O prazo regimental para entrega do diploma é de 180 dias após a data de recebimento da ata de colação de grau devidamente assinada pelo aluno (a). Após o recebimento da ata de colação de grau, ocorrem os seguintes procedimentos: a Secretaria Acadêmica faz a verificação das documentações necessárias para o processo de diplomação e encaminha para o Setor de Certificação, que realiza a confecção do diploma e organiza os documentos para o envio do processo e para, assim, a Universidade realizar o registro do diploma.

Finalização do processo de expedição e recebimento do Diploma

O processo de expedição é concluído na FAEL após o recebimento do protocolo de entrega do diploma do aluno formado. Enquanto esse protocolo não é enviado pelo polo, devidamente assinado pelo formado, o processo de expedição do diploma fica na condição de “pendente” na faculdade, portanto, cada egresso deve certificar-se junto ao seu polo de vinculação que o protocolo de recebimento do diploma tenha sido enviado de retorno para a instituição. Segue o endereço:

Faculdade Educacional da Lapa – FAEL
A/C do Setor de Certificação
Rodovia Deputado Olívio Belich, KM 30 PR 427
CEP 83750-000 – Lapa/PR

– Consulte no link abaixo a listagem de alunos com diplomas prontos, que não possuem mais vinculo ao Polo e necessitamos do endereço do formado para envio do diploma.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTA DE ALUNOS COM DIPLOMAS PRONTOS

Encaminhe o endereço completo (Rua, Bairro, Cidade e CEP) para o e-mail: diploma.fael@fael.edu.br.

– Consulte no link abaixo listagem de alunos com diplomas prontos, que foram encaminhados para os polos vinculados, local em que os formados deverão realizar a retirada.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTA DE ALUNOS COM DIPLOMAS ENCAMINHADOS PARA OS POLOS

Procedimentos para solucionar pendências de colação de grau

A ata de colação de grau é um documento comprobatório que devemos manter em arquivo para comprovação da colação de grau do aluno (a).  Sem o recebimento deste documento, não é possível realizar a expedição do Histórico, Certidão de Conclusão e Diploma.

Verifique junto ao seu polo se os responsáveis encaminharam para a FAEL a ata de colação de grau, onde deve constar os nomes e assinaturas dos acadêmicos.

– Consulte no link abaixo listagem de atas de colação de grau pendentes:

CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTAGEM DE ATAS DE COLAÇÃO DE GRAU PENDENTES

Caso você não possa visitar o polo para verificar o andamento deste processo, entre em contato pelo e-mailatendimento@fael.edu.br ou pelo telefone: 0800-7044955.

Para Melhor Conservação do seu Diploma

  • Não assiná-lo com caneta cuja tinta seja à base de álcool, utilizar caneta preta Nanquim;
  • Não dobrar, não molhar e nem plastificar;
  • Não perfurar, grampear ou prendê-lo com clipes;
  • Não colar adesivos e não deixá-lo exposto ao sol;
  • Evitar contato com areia, umidade e produtos químicos;
  • Evitar atritos e contato com superfícies que possam danificá-lo;
  • Assim como todo documento oficial, uma vez danificado, o diploma perde o seu valor.

Passei em concurso público, preciso de urgência no diploma, como proceder?

Para solicitação de urgência no diploma é necessário que o graduado entre em contato com a FAEL pelo atendimento@fael.edu.br. O atendimento encaminhará a solicitação com a comprovação oficial da urgência ao Setor de Certificação. Entenda-se como comprovação oficial no caso específico de serviço público, a convocação do órgão para assumir o cargo o qual foi selecionado. E se tratando de empresa privada é necessário um documento da empresa informando a necessidade da apresentação do diploma registrado pelo graduado.

Expedição de Certificado e Histórico de Pós-Graduação

Conforme Resolução nº 1, de 8 de junho de 2007, publicada no D.O.U em 08/06/2007, os certificados de conclusão de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização (nas modalidades presencial ou a distância), devem ser obrigatoriamente registrados pela instituição devidamente credenciada e que efetivamente ministrou o curso.
Os cursos de Pós-Graduação são destinados a todos os portadores de diploma de curso superior, concluídos em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O processo de certificação inicia-se após a conclusão de todas as atividades, disciplinas, defesa do Trabalho de Conclusão de Curso e apresentação da ata de defesa.

Documentação necessária para o processo de Certificação de Pós-Graduação

– Certidão de casamento, caso seja casado;
– Cópia do diploma e histórico da graduação (frente verso);
– RG e CPF (não é válida a CNH).
Observação importante:
Documentações com rasuras, erros de digitação, dados ilegíveis e com divergências de dados não serão aceitas.

Prazo para entrega do Certificado e Histórico de Pós-Graduação

O prazo regimental para entrega do Certificado e Histórico é de 90 dias após o recebimento da ata de defesa.

Caso você tenha dúvidas sobre o processo de certificação de Pós-Graduação, entre em contato pelo e-mail: atendimento@fael.edu.br ou pelo telefone: 0800-7044955.

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