Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão

A formação continuada de professores é um processo de ensino intencional que tem como objetivo a melhoria da prática em sala de aula e, também, de investigação. Nessa direção, o curso justifica-se pela necessidade de especializar profissionais que atuam na área da educação para que se atualizem, discutam, reflitam e compreendam a importância da educação especial e inclusiva, bem como desvelem e desmistifiquem as políticas de inclusão.

Desta forma, considera-se que é através do estudo dos processos de ensinar e aprender que os professores podem refletir sobre o que tem feito e como podem fazer diferente para irem em busca da ampliação e inovação de sua prática pedagógica. Neste sentido, o curso tem como objetivo a formação continuada e o aperfeiçoamento profissional de professores e demais   profissionais que atuam   na Educação e que estão preocupados e interessados nos processos de inclusão. O curso foi planejado no que se refere a princípios e fundamentos da educação inclusiva e especial, aos conhecimentos específicos, as propostas de avaliação e intencionalidade pedagógica, que buscam desenvolver habilidades essenciais para aperfeiçoar o fazer docente.

A educação escolar é considerada direito fundamental, principalmente a escolarização dos indivíduos com necessidades especiais. Apesar dos avanços obtidos nas últimas décadas, é importante ressaltar que a passagem de uma classificação a outra não significa que o precedente não existe mais. Não é porque falamos de inclusão que a exclusão é coisa do passado, ou seja, ela ainda se faz presente em diversos contextos e cabe aos profissionais da educação desenvolver práticas efetivamente inclusivas nas escolas. Para uma proposta com essas características, o que se prioriza é o papel de educadores e educadoras com um domínio de conhecimentos necessários para serem autores de sua própria prática, ou seja, que os profissionais da educação incorporem novos conhecimentos e práticas no trabalho com a inclusão escolar.

 

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Obs.: Este curso atende a todas as exigências do MEC, mas não se propõe a atender legislações específicas dos estados. Cada interessado deverá fazer o estudo comparativo entre o currículo proposto pela FAEL e as exigências da Secretaria de Educação de seu Estado, quando for o caso.

 

A Unidade Virtual FAEL destina-se exclusivamente ao processo comercial para novos alunos, que devem realizar suas atividades acadêmicas obrigatórias no polo de apoio presencial FAEL credenciado pelo MEC, onde o aluno está devidamente matriculado. Consulte o polo credenciado vinculado a esta unidade.
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