Práticas Pedagógicas em Alfabetização e Letramento

Duração
1 ano

Titulação
Especialista

Modalidade
a distância

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Práticas Pedagógicas em Alfabetização e Letramento

A alfabetização e o letramento são essenciais para o exercício da cidadania.  Fazer a leitura do mundo só é possível ao indivíduo alfabetizado/letrado, que pode usar esse conhecimento para modificar a sua realidade. Dessa forma, é primordial repensar a formação continuada de professores alfabetizadores com esse princípio e que compreendam que, apesar de a alfabetização e letramento tratarem de aspectos diferentes no processo de apropriação da escrita, são interligados, tratando-se de uma unidade, de uma relação recíproca, e que alfabetizar perpassa a capacidade de codificação e decodificação, de memorização de sílabas, sendo o professor responsável em encontrar as devidas estratégias de ensino.

A profissionalização e preparação do professor alfabetizador são fundamentais para a eficácia do processo de ensino da aquisição da leitura e escrita, de forma a ultrapassar a mera decodificação de textos para uma formação de indivíduos mais autônomos e capazes de realizar uma leitura de mundo que possibilite transformar realidades. Essa necessidade é emergente, uma vez que o professor necessita de conhecimentos específicos, teóricos e práticos que nem sempre são adquiridos durante sua formação inicial e/ou trajetória profissional. Um dos fatores determinantes para a melhoria da qualidade de ensino é a profissionalização contínua, buscando formas de aprendizagem, possibilitando o questionamento, reconstrução e transformação de saberes e estratégias de ensino que favoreçam a aprendizagem e a formação dos seus alunos.

A proposta apresentada no Curso de Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas em Alfabetização e Letramento é desenvolver competências necessárias para o profissional da educação interessado na problemática da alfabetização, que adquira e produza novos conhecimentos a partir dos conteúdos e práticas abordados no curso.

Neste sentido, justifica-se o curso na modalidade de EaD como uma alternativa possível para aqueles que, no exercício de sua prática pedagógica, não teriam condições, por razões diversas, de terem acesso ao enriquecimento de seu conhecimento sobre a alfabetização e letramento no modelo presencial.

 

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Obs.: Este curso atende a todas as exigências do MEC, mas não se propõe a atender legislações específicas dos estados. Cada interessado deverá fazer o estudo comparativo entre o currículo proposto pela FAEL e as exigências da Secretaria de Educação de seu Estado, quando for o caso.

 

A Unidade Virtual FAEL destina-se exclusivamente ao processo comercial para novos alunos, que devem realizar suas atividades acadêmicas obrigatórias no polo de apoio presencial FAEL credenciado pelo MEC, onde o aluno está devidamente matriculado. Consulte o polo credenciado vinculado a esta unidade.
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