Matriz Curricular

Nossos materiais didáticos estão atualizados até a data da sua última revisão. Porém, desde este período podem ter ocorrido informações ainda mais recentes que, por enquanto, não contemplamos no material didático do curso no momento em que este foi contratado por você. Este caso é mais comum em situações que envolvem legislações usadas como referência de disciplinas. Mas não se preocupe, muito em breve essas informações serão novamente revisadas e o seu material didático mais uma vez atualizado.

 

MODULO DISCIPLINAS

 

1) TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO – 40 horas

Transtornos do espectro do autismo. Movimentos teóricos e diagnóstico diferencial. História e caracterização do autismo e dos transtornos do espectro do autismo. Diagnóstico dos transtornos do espectro do autismo   –  CARS, MCHAT, DSM, CID. Diagnóstico.  Diferencial. Critérios. Diagnósticos a partir das manifestações comportamentais e suas relações com a aprendizagem. Instrumentalização.

 

2) COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NOS TEA – 40 horas

Comunicação. Linguagem. Fala. Acuidade perceptual. Integridade cognitiva. Aquisição e desenvolvimento típicos de linguagem no primeiro ano de vida. Comportamentos comunicativos intencionais. Desenvolvimento de linguagem entre 01 e 02 anos. Ritmo e rota de desenvolvimento de linguagem.   Desenvolvimento semântico-lexical.  Desvios   semânticos; Desenvolvimento morfossintático.  Desenvolvimento narrativo-pragmático. Desenvolvimento fonético-fonológico.  Transtornos do Espectro Autismo: caracterização, diagnóstico. Síndrome de Asperger.  Autismo de alto funcionamento. Modelos de intervenção para estimulação de linguagem no autismo. Objetivos da intervenção no Autismo. Abordagem funcional em crianças com linguagem oral restrita e mais ampla. Trabalho com a família de crianças com a linguagem oral restrita e mais ampla. Objetivos da intervenção clínica e educacional nos TEA.  Inclusão escolar da criança com autismo.

 

3) INTERVENÇÃO COM FAMÍLIAS: CONCEITOS, TEORIAS E APLICAÇÃO – 40 horas

O conhecimento básico necessário sobre o conceito de família e o desenvolvimento humano na perspectiva sistêmica e intervenções com famílias de pessoas com autismo.

 

4) PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AUTISMO – 80 horas

Autismo e as práticas pedagógicas. O autista no espaço escolar.  Plano de intervenção escolar para inclusão escolar.  Currículo funcional e adaptado. O professor e o processo de ensino do aluno autista. Avaliação e mediação.

 

5) O ENSINO ESTRUTURADO NA ABORDAGEM TEACCH – 60 horas

O ensino estruturado para a aprendizagem de crianças com autismo. Descrição do programa TEACCH. Estudos formais e informais. Aplicabilidade de programas estruturados em situação clínica e escolar.

 

6) ADEQUAÇÕES E ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM AUTISMO – 50 horas

Adequações/adaptações curriculares a luz do ensino estruturado. Organização de programas com base na escola inclusiva. Propostas alternativas psicopedagógicas para a pessoa com autismo. Análise de material escolar.

 

7) METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA – 30 horas

Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.

 

8) CONCEITOS ATUAIS EM AUTISMO – 80 horas

Capacitação profissional: definições e tipos/Importância da formação continuada na capacitação profissional. Novas metodologias na promoção da capacitação profissional. Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.  Atualidades científicas nos TEA. TEA: Estado da arte- histórico e perspectivas futuras de investigação.

 

 

 

MÓDULO PESQUISA

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.

TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 60 horas

Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico, escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação presentes no Manual de TCC.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição.
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca Examinadora composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 480 HORAS