Matriz Curricular

Nossos materiais didáticos estão atualizados até a data da sua última revisão. Porém, desde este período podem ter ocorrido informações ainda mais recentes que, por enquanto, não contemplamos no material didático do curso no momento em que este foi contratado por você. Este caso é mais comum em situações que envolvem legislações usadas como referência de disciplinas. Mas não se preocupe, muito em breve essas informações serão novamente revisadas e o seu material didático mais uma vez atualizado.

 

MÓDULO DISCIPLINAS

 

1) TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO – 40 horas

Transtornos do espectro do autismo: história e caracterização. Movimentos teóricos e diagnóstico diferencial.

 

2) COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NOS TEA – 40 horas

Conceito de comunicação, fala e linguagem. Aquisição e desenvolvimento típicos de linguagem.  Linguagem e desenvolvimento infantil. Alterações de linguagem nos TEA. Características de comunicação e linguagem nos TEA.

 

3) INTERVENÇÃO COM FAMÍLIAS: CONCEITOS, TEORIAS E APLICAÇÃO – 40 horas

Conhecimento básico necessário sobre o conceito de família e desenvolvimento humano na perspectiva sistêmica e intervenções com famílias de pessoas com autismo.

 

4) FUNDAMENTOS DO ENSINO ESTRUTURADO PARA PESSOAS COM TEA – 40 horas

O ensino estruturado para a aprendizagem de crianças com autismo. Descrição do programa TEACCH. Estudos formais e informais. Aplicabilidade de programas estruturados em situação clínica e escolar.

 

5) RECURSOS CLINICO-AMBULATORIAIS – 40 horas

Pressupostos básicos de observação em saúde. O sujeito na bioética, dados mensuráveis de observação, procedimentos de observação e registo em saúde. Ética e registros. Elementos de relatórios e encaminhamentos.

 

6) NEUROBIOLOGIA DO AUTISMO – 40 horas

Noções básicas sobre neurobiologia. Principais considerações sobre neurobiologia infantil e o desenvolvimento neuropsicomotor, cognitivo e social. Neurobiologia e Transtornos do Espectro do Autismo.

 

7) METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA – 30 horas

Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.

 

8) AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO – 40 horas

Diagnóstico. Avaliação. Diagnóstico diferencial dos TEA. Instrumentos diagnósticos.

 

9) PLANEJAMENTO TERAPÊUTICO – 40 horas

Programação. Estratégias. Levantamento de objetivos.

 

10) ACOMPANHAMENTO E ROTINA – 40 horas

Intervenção. Acompanhamento. Possibilidades terapêuticas.

 

 

 

MÓDULO PESQUISA

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.

TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 60 horas

Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico, escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação presentes no Manual de TCC.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição.
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca Examinadora composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 450 HORAS