Coordenação Pedagógica

Duração
1 ano

Titulação
Especialista

Modalidade
a distância

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Matriz Curricular

MÓDULO DISCIPLINAS

1) Mídia, Tecnologia e Aprendizagem – 30 horas

A mídia como recurso para construção de discursos. Mídia e vida humana – implicações e intervenções na natureza humana a partir do aparato tecnológico do Sistema Social da Mídia. Imagens Midiáticas e suas relações sociais. Linguagens midiáticas e suas implicações sobre a formação do sujeito. A mídia como dispositivo pedagógico. Mídia e tecnologia, a ampliação do potencial comunicativo. A mídia e seu potencial de (re)significar objetos. A relação da mídia com a educação, no estabelecimento de contextos complexos para a relação ensino/aprendizagem.

 

2) Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior – 30 horas
Caracterização da educação superior e suas finalidades. Fundamentos pedagógicos do ensino superior amparados nas tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. Processo formativo na educação superior, priorizando a universidade como espaço por excelência para a produção do conhecimento. Excelência e competência profissional na ação docente. Fundamentos filosóficos da educação superior. A reflexão filosófica e seu papel na formação de educadores e acadêmicos críticos e conscientes de sua condição de produtores de cultura.

 

3) Diversidade e Inclusão Educacional – 30 horas

Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.

 

4) Teorias do Pensamento Contemporâneo – 30 horas

A natureza do conhecimento e sua evolução. O pensamento e a construção do conhecimento, considerando três elementos essenciais: o sujeito, o objeto, a imagem. Estruturas e formas de conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico. Pensamento científico, da era clássica à moderna. O Racionalismo: a faculdade autônoma do conhecimento, tendo por base “A razão”. Paradigmas do pensamento científico do séc. XX. Fenomenologia: a intencionalidade da consciência humana. O conflito de paradigmas e abordagens contemporâneas. A complexidade humana: limites e desafios culturais.

 

5) A Psicologia do Comportamento Escolar – 30 horas

Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.

 

6) Metodologia da Pesquisa Científica – 30 horas

Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.

 

7) Desafios Contemporâneos da Coordenação Pedagógica – 30 horas

Complexidade: sistema social e a complexidade. Crise de paradigmas. Cenários da atualidade em economia e educação. Mudanças no mundo do trabalho. Mercado e consumo. Universo simbólico e tecnologia. Mídia e sociedade: implicações para o contexto social. Homo complexus: cenários da atualidade. Imagens e/da sociedade. Imagem e educação. Espaço e educação. Lócus pedagógico e mídias. Tempo e/do sujeito. Formação e/do sujeito. Meio ambiente e/do trabalho. Tecnologia e conhecimento. Função social da imagem. Economia e educação.

 

8) A Gestão do Ensino e da Avaliação da Aprendizagem Contemporânea – 30 horas

As transformações sociais e a escola. Atribuições do pedagogo na gestão escolar. Gestão do ensino. Gestão democrática. A organização do currículo como ação determinante na gestão do processo de ensino. A gestão da avaliação da aprendizagem na escola. A gestão da avaliação institucional. Trabalho Pedagógico. O compromisso social da escola na gestão do ensino. PPP.  O planejamento da ação pedagógica. Plano de ensino. A gestão de ensino e o currículo. Tipos de Currículo. Critérios de adequação às necessidades sociais e culturais. A gestão da avaliação da aprendizagem. Equívocos cometidos na avaliação. Conselho de classe. As modalidades da avaliação e a gestão da avaliação da aprendizagem. Saeb. Aneb. Anresc. Prova Brasil. Enem. PISA. IDEB.

 

9) Direito Educacional e Políticas Públicas em Educação – 30 horas

Conceito de política. A democracia no contexto político brasileiro. Participação política. Política e educação. Conceito de políticas públicas. O reconhecimento do direito à educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB 9394/96. As políticas recentes e os planos de governo direcionados à área educacional. Sistema de ensino: conceito de sistema escolar e organização da educação brasileira. A estrutura do sistema escolar brasileiro. Plano nacional de educação: prioridades, estrutura. Plano de Desenvolvimento da Educação. As políticas de financiamento da educação brasileira: recursos internos e externos. Direção e realização do ensino. Gestão escolar participativa: fundamentos e princípios.

 

10) Fundamentos Teórico-Metodológicos da Orientação Educacional – 30 horas

Origens e histórico da Orientação Educacional. A evolução histórica da orientação educacional no Brasil: influências teóricas. O orientador educacional e suas atribuições: o papel do orientador educacional. A atuação do orientador educacional e seus princípios éticos. O planejamento escolar e a elaboração do plano de orientação educacional, do plano escolar e do projeto político pedagógico. A avaliação da atuação do orientador educacional. A orientação educacional: avaliação da personalidade, medida da inteligência. A técnica sociométrica e seu emprego pelo orientador educacional.

 

11) Planejamento Pedagógico e Avaliação Institucional – 30 horas
Conceitos básicos acerca do trabalho do coordenador/ supervisor pedagógico. Funções da escola. Princípios educativos. Conceitos básicos para gestão: sistema, processo, instituição. Políticas: públicas, sociais, educacionais. Avaliação: de ensino, do sistema educacional. Planejamento: educacional. Planejamento: tradicional; estratégico; democrático. Planejamento pedagógico e organização escolar. Organização escolar. Qualidade em educação. Dimensões da qualidade da escola. Desenvolvimento organizativo. Planos educacionais. Políticas educacionais, planejamento e avaliação: do âmbito federal à sala de aula. Políticas educacionais em diferentes níveis: governo; escola. Projeto Pedagógico e autonomia da escola. Participação docente na construção do Projeto Pedagógico. Projeto Pedagógico: processo; dimensões; concepção; sistematização. Gestão e currículo escolar. Projeto Pedagógico da Escola e as Tecnologias da Informação e da Comunicação.  Avaliação educacional. Tipos de avaliação de aprendizagem e desempenho. Avaliação na perspectiva das teorias da aprendizagem. Avaliação Institucional interna e externa (Pisa, Saeb, Enem, Sinaes). As Cinco Disciplinas e o Projeto Pedagógico. Planejamento Pedagógico e Avaliação Institucional: considerações gerais. Conceitos básicos para Gestão: Sistema, Processo, Instituição. Variáveis do processo de organização do trabalho pedagógico. Planos educacionais.

 

12) Fundamentos Teórico-Metodológicos da Supervisão Educacional – 30 horas

O pedagogo e a supervisão escolar: considerações iniciais. Coordenação pedagógica. O projeto político-pedagógico. Gestão escolar nos diferentes tipos de escolas. Instrumentos de gestão, instâncias de decisão e forma de escolha dos gestores. Construção da gestão democrática. Gestão democrática nas escolas públicas. Gestão democrática como relação entre os sujeitos escolares (os segmentos da comunidade escolar). Construção do projeto político-pedagógico. Construção do plano de gestão escolar. Coordenação da gestão cotidiana do trabalho pedagógico: considerações finais.

 

 

A conclusão do Módulo Disciplinas acontece após a realização da Prova Interdisciplinar.

A Prova Interdisciplinar pode ser agendada a partir do término das 6 (seis) primeiras disciplinas e até o dia da apresentação em banca do Trabalho de Conclusão de Curso. Existe a possibilidade de agendamento da Prova Interdisciplinar para a mesma data do TCC e realiza-los em um único dia.

 

 

  1. MÓDULO PESQUISA

 

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.
1) Trabalho de Conclusão de Curso – 60 horas.
Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico – escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas -, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição. E,
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.