Matriz Curricular

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MÓDULO DISCIPLINAS

 

1) Mídia, Tecnologia e Aprendizagem – 30 horas

A mídia como recurso para construção de discursos. Mídia e vida humana – implicações e intervenções na natureza humana a partir do aparato tecnológico do Sistema Social da Mídia. Imagens Midiáticas e suas relações sociais. Linguagens midiáticas e suas implicações sobre a formação do sujeito. A mídia como dispositivo pedagógico. Mídia e tecnologia, a ampliação do potencial comunicativo. A mídia e seu potencial de (re)significar objetos. A relação da mídia com a educação, no estabelecimento de contextos complexos para a relação ensino/aprendizagem.

 

2) Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior – 30 horas
Caracterização da educação superior e suas finalidades. Fundamentos pedagógicos do ensino superior amparados nas tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. Processo formativo na educação superior, priorizando a universidade como espaço por excelência para a produção do conhecimento. Excelência e competência profissional na ação docente. Fundamentos filosóficos da educação superior. A reflexão filosófica e seu papel na formação de educadores e acadêmicos críticos e conscientes de sua condição de produtores de cultura.

 

3) Diversidade e Inclusão Educacional – 30 horas

Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.

 

4) Teorias do Pensamento Contemporâneo – 30 horas

A natureza do conhecimento e sua evolução. O pensamento e a construção do conhecimento, considerando três elementos essenciais: o sujeito, o objeto, a imagem. Estruturas e formas de conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico. Pensamento científico, da era clássica à moderna. O Racionalismo: a faculdade autônoma do conhecimento, tendo por base “A razão”. Paradigmas do pensamento científico do séc. XX. Fenomenologia: a intencionalidade da consciência humana. O conflito de paradigmas e abordagens contemporâneas. A complexidade humana: limites e desafios culturais.

 

5) A Psicologia do Comportamento Escolar – 30 horas

Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.

 

6) Metodologia da Pesquisa Científica – 30 horas

Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.

 

7) Recursos Tecnológicos na Educação – 30 horas

Conceito de educação. Conceito de aprendizagem. Comunicação educativa e construção do conhecimento. Projeto educacional: conceito, colaboração e componentes. Fundamentos de tecnologia. Tecnologias de informação e de comunicação. Abordagens tecnológicas e comunicação: tecnologias interativas e colaborativas. A necessidade da capacitação dos profissionais da educação às novas tecnologias e seus suportes tecnológicos. A articulação entre recursos tecnológicos e a qualidade na escola. Linguagem verbal e as linguagens analógicas. Linguagem digital. Computadores na educação. Rede de computadores e redes sociais. Habilidades, atitudes e ações necessárias para trabalho em rede. Interação social comunicativa intencional. Utilização dos serviços das redes de computadores. Redes de mídias. Ambientes de aprendizagem. Recursos tecnológicos. Formação continuada para professores e apropriação dos recursos tecnológicos digitais. Projeto de produção de trabalhos de multimídia. Inclusão digital e docência. As tecnologias Assistivas na educação. Tecnologia social.

 

8) Processos interativos: professor-aluno-conhecimento – 30 horas

As interações e implicações: linguagem x professor x aluno x conhecimento. A linguagem e o contexto biológico. Linguagem: um comportamento humano. Breve histórico das correntes teóricas da psicolinguística: a linguística estrutural, a teoria da aprendizagem, a nova teoria da comunicação – teoria gerativista. As contribuições da psicolinguística. As implicações do funcionamento do cérebro e a interação: anatomia do cérebro, funções do cérebro, as afasias. A linguagem e o pensamento. A aquisição da linguagem. A língua e a aquisição da linguagem. Concepções teóricas no campo da aquisição da linguagem: linha inatista de Chonsky, epistemologia genética de Piaget, correntes baseadas em Vygotsky, linha interacionista. A linguagem e o contexto social. Conceito de sociolinguística. Os processos interativos e as variações linguísticas. Variações linguísticas: fatores regionais, fatores culturais, fatores contextuais. Os processos interativos e os níveis de linguagem: nível coloquial ou popular, nível formal ou culto, nível profissional ou técnico. Os processos interativos e o preconceito linguístico.

 

 

9) Produção de Multimídia Educacional – 30 horas

As exigências feitas à educação na era da informação. As práticas educativas diferenciadas propiciadas pelas novas tecnologias. A relação professor–aluno–conhecimento, mediatizada pelo material didático. A importância dos materiais didáticos nos programas de educação a distância. Funções dos materiais didáticos. O livro didático como um dos materiais de maior incidência na prática pedagógica no cotidiano escolar. Material didático no caminho das novas tecnologias. Produção de material didático para a Educação a Distância. Produção de material didático impresso nos cursos de EaD. Produção de material audiovisual na EaD. Produção de material web e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem

 

10) Interação e TIC’s – 30 horas

Os avanços tecnológicos em diferentes épocas no processo civilizatório do ser humano. Interação e TICs no processo de aprendizagem. A interação na educação on-line, educação a distância, e-learning, ciberespaço, cibercultura, hipertexto, sociedade em rede. A interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. Interação na aprendizagem colaborativa. Interação e comunicação em sala de aula. Tecnologia e educação no século XXI. O papel do professor na educação do futuro. Rede de aprendizagem, o paradigma emergente do séc. XXI. Transição dos paradigmas nas diversas tendências: tradicional, progressista, holística, ensino com pesquisa. A influência da interação no processo de ensino e aprendizagem. O uso eficiente das tecnologias.

 

11) Teorias da Aprendizagem e as TIC’s – 30 horas

Conceito de tecnologias da informação e da comunicação. Teorias da aprendizagem e as TIC’s. Teorias de aprendizagem: alguns personagens. Teorias da aprendizagem: Behavioristas ‑ comportamentalistas; Os cognitivistas; Aprendizagem significativa e troca conceitual; Vygotsky e a Teoria do Desenvolvimento Social; Teorias construtivistas: Piaget e a aprendizagem social. O uso das TIC’s na educação: o UCA (Um Computador por Aluno); Desafios do trabalho em uma escola conectada. Zona de desenvolvimento proximal. Elementos da Teoria condutivista. Equilibração. Tecnologia educativa.

 

12) Tecnologia da Comunicação e Informação no Ensino Superior – 30 horas

As TICs e o mundo moderno. A democratização do acesso à informação. A internet como ferramenta e ambiente de interação. O novo paradigma social proporcionado pelas TICs. A inclusão digital. A educação e a escola como agentes de inclusão digital. As TICs na escola. O computador e a internet na sala de aula. Os resultados e benefícios da adoção das TICs no processo de ensino e aprendizagem. O processo evolutivo das TICs no ensino. A Educação a Distância – EaD. Condições para o sucesso do ensino a distância. A EaD no ensino superior.

 

 

 

MÓDULO PESQUISA

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.

Trabalho de Conclusão de Curso – 60 horas.
Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico – escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas -, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição.
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 420 HORAS