Matriz Curricular

Nossos materiais didáticos estão atualizados até a data da sua última revisão. Porém, desde este período podem ter ocorrido informações ainda mais recentes que, por enquanto, não contemplamos no material didático do curso no momento em que este foi contratado por você. Este caso é mais comum em situações que envolvem legislações usadas como referência de disciplinas. Mas não se preocupe, muito em breve essas informações serão novamente revisadas e o seu material didático mais uma vez atualizado.

 

MÓDULO DISCIPLINAS

1) Mídia, Tecnologia e Aprendizagem – 30 horas

A mídia como recurso para construção de discursos. Mídia e vida humana – implicações e intervenções na natureza humana a partir do aparato tecnológico do Sistema Social da Mídia. Imagens Midiáticas e suas relações sociais. Linguagens midiáticas e suas implicações sobre a formação do sujeito. A mídia como dispositivo pedagógico. Mídia e tecnologia, a ampliação do potencial comunicativo. A mídia e seu potencial de (re)significar objetos. A relação da mídia com a educação, no estabelecimento de contextos complexos para a relação ensino/aprendizagem.

 

2) Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior – 30 horas
Caracterização da educação superior e suas finalidades. Fundamentos pedagógicos do ensino superior amparados nas tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. Processo formativo na educação superior, priorizando a universidade como espaço por excelência para a produção do conhecimento. Excelência e competência profissional na ação docente. Fundamentos filosóficos da educação superior. A reflexão filosófica e seu papel na formação de educadores e acadêmicos críticos e conscientes de sua condição de produtores de cultura.

 

3) Diversidade e Inclusão Educacional – 30 horas

Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.

 

4) Teorias do Pensamento Contemporâneo – 30 horas

A natureza do conhecimento e sua evolução. O pensamento e a construção do conhecimento, considerando três elementos essenciais: o sujeito, o objeto, a imagem. Estruturas e formas de conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico. Pensamento científico, da era clássica à moderna. O Racionalismo: a faculdade autônoma do conhecimento, tendo por base “A razão”. Paradigmas do pensamento científico do séc. XX. Fenomenologia: a intencionalidade da consciência humana. O conflito de paradigmas e abordagens contemporâneas. A complexidade humana: limites e desafios culturais.

 

5) A Psicologia do Comportamento Escolar – 30 horas

Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.

 

6) Metodologia da Pesquisa Científica – 30 horas

Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.

 

7) Formação Pessoal, Social e Conhecimento de Mundo – 30 horas

A Origem da Filosofia e seu significado. O sentido da filosofia e sua etimologia. A passagem do mito a filosofia. Preocupações e características da filosofia nascente. A filosofia dos pré‑socráticos. Sócrates e a emergência do humano na Filosofia. Sócrates, os sofistas e a batalha das ideias: Conhece‑te a ti mesmo; o homem e sua psique; o método introspectivo e autoeducação; a maiêutica socrática e a descoberta da verdade. Platão e a educação pública do cidadão. O Mito da Caverna de Platão. Aristóteles e a Educação para a Formação Política. Rousseau e a Educação para a Vida e para Liberdade. Foucault, Educação controle e disciplina.

 

8) Lúdico e o Ensino de Literatura na Educação Básica – 30 horas

A literatura e sua relação com a leitura na educação básica. A qualidade dos textos explorados na escola. Conceito de literatura. Funções da literatura. A leitura significativa na escola. A importância do lúdico na formação social do indivíduo. O sentido do jogo para a criança. O jogo e a fascinação. O lúdico e a palavra. Poesia: um “brincar” com as palavras. As várias possibilidades de leitura de um texto.

 

9) Metodologia em Linguagem Oral e Escrita – 30 horas

Oralidade, escrita e leitura: processos integrantes e indispensáveis à alfabetização e ao letramento. Linguagem oral e escrita: uma constante no cotidiano. Práticas correntes da linguagem oral e escrita na educação infantil. A criança e a linguagem oral: a linguagem oral e o planejamento da ação pedagógica; Variação linguística; objetivos do ensino da linguagem oral na educação infantil; sugestões de práticas de oralidade na educação infantil. A avaliação da oralidade. A criança e a linguagem escrita. Para quem escrever. A história da escrita. Produzindo a escrita: fase pré-silábica; Fase silábica sem valor sonoro; Fase silábica com valor sonoro; fase silábica-alfabética; fase alfabética. A escrita como processo. O professor como escriba. Reescrita. Ambiente alfabetizador. O uso do caderno. Objetivos do ensino da linguagem escrita na educação infantil. A avaliação da escrita. A criança e a leitura. A escola e o desenvolvimento de atitudes leitoras. Finalidades e funções da leitura. Leitura literária. Objetivos do ensino da leitura na educação infantil. Práticas de leitura na Educação Infantil. Avaliação de leitura.

 

10) Práticas Pedagógicas: Movimento, Música e Artes Visuais – 30 horas
Panorama do Ensino da Arte e Artes no Brasil: Percurso do ensino da arte no contexto escolar. O início do ensino da arte no Brasil: A influência da pedagogia tradicional; Escola Nova: o ensino centrado no aluno. Pedagogia Crítica: A arte voltada para a aprendizagem contextualizada. Tecnicismo: Ausência de relação com a realidade do aluno e do professor. Sistematização de conteúdos e metodologias. Diversidade e pluralidade cultural: Ênfase ao questionamento dos conteúdos. Cotidiano e mídia: Novas vertentes do ensino da arte. Práticas Pedagógicas: Transformação, criatividade e expressão. Conhecimento de Mundo: Movimento, música e artes visuais. Movimento: Muito mais do que mexer partes do corpo. Música: Expressão e produção de silêncio e sons. Artes Visuais: Expressão e Comunicação.

 

11) Práticas Pedagógicas: Natureza, Sociedade e Matemática – 30 horas
Concepção atual do aluno da Educação Infantil e o perfil da Educação Infantil. Educação Matemática na Educação Infantil. Números e sistema de numeração. Grandezas e medidas. Espaço e forma. Orientações didáticas da educação matemática. O recurso às brincadeiras e aos jogos infantis com vistas à ampliação do conhecimento da criança. Os jogos de percurso para trabalhar diferentes conteúdos. Natureza e sociedade na educação infantil. Orientações didáticas para o trabalho educativo de natureza e sociedade. Conhecendo fenômenos da natureza.

 

12) Práticas Pedagógicas do Ensino de Matemática na Educação Infantil – 30 horas

Importância da educação infantil. Considerações acerca da Educação Infantil na LDB e na Constituição. Piaget e Vygotsky: a influência destes dois autores sobre as teorias educacionais. A criança na educação infantil. O professor e a professora na educação infantil. Abordagens e teorias de ensino: Ensino Clássico; Matemática Moderna; Didática da Matemática; Teoria das Situações Didáticas – Guy Brousseau; Resolução de Problemas; A questão do sentido da matemática. Propostas de práticas de Matemática na Educação Infantil: Áreas a serem desenvolvidas e objetivos gerais; processos mentais básicos; considerações sobre o ensino dos números; considerações sobre o ensino de geometria; Considerações sobre a medição. Atividades em sala de aula.

 

 

 

MÓDULO PESQUISA

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.

Trabalho de Conclusão de Curso – 60 horas.
Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico – escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas -, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição.
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 420 HORAS