Gestão em Finanças Empresariais

Duração
1 ano

Titulação
Especialista

Modalidade
a distância

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Matriz Curricular

MÓDULO DISCIPLINAS

1) Ética e Relacionamento Interpessoal – 30 horas

Conceito de ética. Fundamentos éticos, valores e cultura. Moral. A humanização. Relacionamento interpessoal. Ética empresarial e nos negócios. Relações trabalhistas. Relações de comércio. O papel da comunicação nas relações interpessoais. Ética profissional no ambiente de trabalho. Razão e emoção nos relacionamentos.  Ética no cotidiano. Perspectivas éticas para um mundo em mudança. Formas de poder. Ética social e individual. Fatores estressantes do trabalho gerando conflitos. Conflitos no ambiente de trabalho. Poder no ambiente organizacional. Hierarquias das necessidades. Valores individuais X Valores organizacionais. Ética no cotidiano. Definição de relações interpessoais. Diferenças individuais nos grupos de trabalho. O papel da linguagem nas relações interpessoais. Necessidades interpessoais e processo grupal.

 

2) Gestão e Liderança de Pessoal – 30 horas

Conceito de Liderança. A Organização. Estilos de Liderança e Gestão de Equipes. Modelos de Liderança. Eficácia da Liderança. O Contexto da Liderança. Ética e Liderança. A Importância das Habilidades Interpessoais – Habilidades de Negociação, Habilidades de Delegação, Habilidades de Aconselhamento, Habilidades Políticas. O Estabelecimento de Metas. A Motivação Humana e o Desempenho. O Reconhecimento. Planejamento Estratégico de Pessoas Desenvolvimento Organizacional. Gestão por Competências. Equipe de Trabalho. Clima Organizacional.

 

3) Plano de Negócios – 30 horas

Conceito do Negócio. Negócio X Oportunidade. O produto/serviço. Mercado e Competidores. Análise Setorial. Mercado Alvo. Fatores críticos de sucesso. Definição de filosofia e políticas empresariais. Definição de vetores de sucesso da organização. Oportunidades e negócios. Necessidades do Cliente. Pesquisas: mercado, clientes, concorrentes, de satisfação. Benefícios do Produto/Serviço. Vantagem competitiva. Marketing e Vendas. Produto, Preço, Praça, Promoção. Estratégias de Vendas. Projeção de Vendas. Estrutura e Operação. Organograma. Processos de Negócios e de Apoio. Fornecedores e Parceiros. Infraestrutura e localização. Tecnologia, Patentes. Análise SWOT. Cronograma de Implantação. Previsões dos Resultados Econômicos e Financeiros. Projeção dos Resultados Econômicos e Financeiros. Composição dos Principais gastos. Investimentos. Indicadores de Rentabilidade. Necessidade de Investimentos. Contrapartidas do Plano. Cenários Alternativos. Ponto de Equilíbrio. Lucratividade.

 

4) Planejamento Estratégico – 30 horas

Empresa e competitividade. Estratégia competitiva. Análise do ambiente concorrencial. Posicionamento competitivo. Planejamento e Gestão Estratégica. Sistemas Abertos Planejamento e Planos. Estratégias. Gestão do Conhecimento Estratégico. Gerenciamento Estratégico. Processo de Planejamento Estratégico. Avaliação Estratégica (Análise de Cenários, Concorrentes, Mercado). Objetivos Estratégicos. Formulação das Estratégias. Implementação das estratégias. Acompanhamento, avaliação e revisão da estratégia. A nova dinâmica dos negócios diante da globalização: fusões, aquisições e alianças estratégicas.

 

5) Metodologia da Pesquisa Científica – 30 horas

Natureza da pesquisa científica. Formas de conhecimento. O Conhecimento Científico. Evolução dos métodos de Pesquisa. Tipos de Pesquisa. Roteiro para a Pesquisa. Ferramentas, Fontes e Esquemas de Pesquisas. Plágio. Projeto de Pesquisa; Tema, Problema e Hipótese. Pesquisas Quantitativas; Pesquisas Qualitativas; Artigo Científico. Referencial Teórico. Revisão Bibliográfica. Fichamento.

 

6) Estratégias de Negociação – 30 horas

O Conceito de Negociação. Razões para a Negociação. O Ambiente Político, Econômico e Social da Negociação. Perfil do Negociador e os Aspectos Básicos da Negociação. Fases da Negociação. Estratégias Psicológicas da Negociação. O Processo da Negociação. Técnicas de Negociação. Táticas e Estratégias de Negociação.

 

7) Análise e Planejamento Financeiro – 30 horas

Fundamentos de finanças para análise de demonstrações financeiras, com foco na criação de valor para o acionista, considerando risco x retorno e inflação. Também são abordadas as decisões de investimento e financiamento do capital de giro. Conceitos e técnicas para a tomada de decisões que otimizem o valor da empresa. Decisões de investimento e financiamento de médio e longo prazo. Análise de projetos e alternativas estratégicas para Empresas, levando em conta o valor do dinheiro no tempo. Técnicas de gestão do caixa e Planejamento financeiro. Planejamento financeiro – finanças e Tratamento da inflação.

 

8) Política Monetária e Mercado Financeiro – 30 horas

Visão geral da estrutura e funcionamento do Mercado de Capitais no Brasil, seus instrumentos básicos e as principais técnicas de gestão de investimentos. Estudos descritivo-compreensivos da estrutura e funcionamento do sistema financeiro nacional em seus quatro segmentos de mercado: de credito; cambial; monetário e de capitais. Processo Simplificado de Alocação de Recursos Financeiros. Órgãos Normativos. Entidades Supervisoras ou Subsistemas Normativos. Sistema Operativo. Demais Instituições Financeiras. Bancos de Desenvolvimentos. Companhias Hipotecárias. Bolsa de Valores e Demais Instituições Financeiras. Tipos de Mercado. Bovespa e a Relação dos Clientes com a Corretora. Axiomas de Zurique. Análise de Riscos. Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM). CAPM – Capital Asset Pricing Model. A Fronteira Eficiente. Substituição Retorno. Formação de Carteira.

 

9) Matemática Financeira e suas Aplicações na Empresa – 30 horas
Juros Simples. Conceito de Juros Simples. Desconto de Duplicatas. Desconto de Títulos. Valor de Face e Valor de Mercado. Juros Compostos. Conceito de Juros Compostos. Valor do Dinheiro no Tempo. Valor Presente e Valor Futuro. Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. Taxa de Desconto. Valor e Custo. Problemas da TIR. Equivalência de Taxas de Juros. Períodos de Capitalização. Taxas Anuais, Mensais e Diárias. Equivalência de Fluxos de Caixas. Perpetuidades e Anuidades. Sistemas de Amortização. Tabela PRICE, SAC e SAM.

 

10) Orçamento e Gestão de Custos – 30 horas

Conceitos básicos de Custos. Classificação dos Custos. Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos. Rateio de Custos. Centro de Custos de Produção. Centro de Custos de Apoio. Critérios de Rateio. Conceito e Objetivo. Custeamento por Centro de Custos. Sistema de Custeio por Atividade. ABC. Margem de Contribuição. Ponto de Equilíbrio. Teoria das Restrições. Despesas e Ganhos. Restrições Internas e Externas. Mix de Produção e Vendas. Formação de Preços e Vendas. Preço. Margem e MarkUp.

 

11) Métodos e Sistemas de Apoio à Decisão Financeira – Carga Horária: 30 horas

Gestão de Sistemas de Informação como fator essencial para operação, administração, produtividade e competitividade das Empresas. Ampliação dos conceitos abordados para os aspectos econômico-financeiros. Visão global dos tipos de Sistemas, enfocando seu uso e as atividades e questões relativas à administração dos recursos da Informática.

 

12) Gestão de Riscos Financeiros – 30 horas

Tópicos fundamentais sobre riscos financeiros. Fundamentos do Mercado Financeiro. Instrumentos de derivativos financeiros. Derivativos. Características. Riscos associados aos instrumentos de derivativos. Gestão de riscos financeiros. Riscos financeiros em vendas

 

 

A conclusão do Módulo Disciplinas acontece após a realização da Prova Interdisciplinar. A Prova Interdisciplinar pode ser agendada a partir do término das 6 (seis) primeiras disciplinas e até o dia da apresentação em banca do Trabalho de Conclusão de Curso. Existe a possibilidade de agendamento da Prova Interdisciplinar para a mesma data do TCC e realizá-los em um único dia.

 

 

MÓDULO PESQUISA

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.

Trabalho de Conclusão de Curso – 60 horas.
Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico – escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas -, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição.
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.