Matriz Curricular

MÓDULO DISCIPLINAS

1) Ética e Relacionamento Interpessoal – 30 horas

Conceito de ética. Fundamentos éticos, valores e cultura. Moral. A humanização. Relacionamento interpessoal. Ética empresarial e nos negócios. Relações trabalhistas. Relações de comércio. O papel da comunicação nas relações interpessoais. Ética profissional no ambiente de trabalho. Razão e emoção nos relacionamentos.  Ética no cotidiano. Perspectivas éticas para um mundo em mudança. Formas de poder. Ética social e individual. Fatores estressantes do trabalho gerando conflitos. Conflitos no ambiente de trabalho. Poder no ambiente organizacional. Hierarquias das necessidades. Valores individuais X Valores organizacionais. Ética no cotidiano. Definição de relações interpessoais. Diferenças individuais nos grupos de trabalho. O papel da linguagem nas relações interpessoais. Necessidades interpessoais e processo grupal.

 

2) Gestão e Liderança de Pessoal – 30 horas

Conceito de Liderança. A Organização. Estilos de Liderança e Gestão de Equipes. Modelos de Liderança. Eficácia da Liderança. O Contexto da Liderança. Ética e Liderança. A Importância das Habilidades Interpessoais – Habilidades de Negociação, Habilidades de Delegação, Habilidades de Aconselhamento, Habilidades Políticas. O Estabelecimento de Metas. A Motivação Humana e o Desempenho. O Reconhecimento. Planejamento Estratégico de Pessoas Desenvolvimento Organizacional. Gestão por Competências. Equipe de Trabalho. Clima Organizacional.

 

3) Plano de Negócios – 30 horas

Conceito do Negócio. Negócio X Oportunidade. O produto/serviço. Mercado e Competidores. Análise Setorial. Mercado Alvo. Fatores críticos de sucesso. Definição de filosofia e políticas empresariais. Definição de vetores de sucesso da organização. Oportunidades e negócios. Necessidades do Cliente. Pesquisas: mercado, clientes, concorrentes, de satisfação. Benefícios do Produto/Serviço. Vantagem competitiva. Marketing e Vendas. Produto, Preço, Praça, Promoção. Estratégias de Vendas. Projeção de Vendas. Estrutura e Operação. Organograma. Processos de Negócios e de Apoio. Fornecedores e Parceiros. Infraestrutura e localização. Tecnologia, Patentes. Análise SWOT. Cronograma de Implantação. Previsões dos Resultados Econômicos e Financeiros. Projeção dos Resultados Econômicos e Financeiros. Composição dos Principais gastos. Investimentos. Indicadores de Rentabilidade. Necessidade de Investimentos. Contrapartidas do Plano. Cenários Alternativos. Ponto de Equilíbrio. Lucratividade.

 

4) Planejamento Estratégico – 30 horas

Empresa e competitividade. Estratégia competitiva. Análise do ambiente concorrencial. Posicionamento competitivo. Planejamento e Gestão Estratégica. Sistemas Abertos Planejamento e Planos. Estratégias. Gestão do Conhecimento Estratégico. Gerenciamento Estratégico. Processo de Planejamento Estratégico. Avaliação Estratégica (Análise de Cenários, Concorrentes, Mercado). Objetivos Estratégicos. Formulação das Estratégias. Implementação das estratégias. Acompanhamento, avaliação e revisão da estratégia. A nova dinâmica dos negócios diante da globalização: fusões, aquisições e alianças estratégicas.

 

5) Metodologia da Pesquisa Científica – 30 horas

Natureza da pesquisa científica. Formas de conhecimento. O Conhecimento Científico. Evolução dos métodos de Pesquisa. Tipos de Pesquisa. Roteiro para a Pesquisa. Ferramentas, Fontes e Esquemas de Pesquisas. Plágio. Projeto de Pesquisa; Tema, Problema e Hipótese. Pesquisas Quantitativas; Pesquisas Qualitativas; Artigo Científico. Referencial Teórico. Revisão Bibliográfica. Fichamento.

 

6) Estratégias de Negociação – 30 horas

O Conceito de Negociação. Razões para a Negociação. O Ambiente Político, Econômico e Social da Negociação. Perfil do Negociador e os Aspectos Básicos da Negociação. Fases da Negociação. Estratégias Psicológicas da Negociação. O Processo da Negociação. Técnicas de Negociação. Táticas e Estratégias de Negociação.

 

7) Análise e Planejamento Financeiro – 30 horas

Fundamentos de finanças para análise de demonstrações financeiras, com foco na criação de valor para o acionista, considerando risco x retorno e inflação. Também são abordadas as decisões de investimento e financiamento do capital de giro. Conceitos e técnicas para a tomada de decisões que otimizem o valor da empresa. Decisões de investimento e financiamento de médio e longo prazo. Análise de projetos e alternativas estratégicas para Empresas, levando em conta o valor do dinheiro no tempo. Técnicas de gestão do caixa e Planejamento financeiro. Planejamento financeiro – finanças e Tratamento da inflação.

 

8) Política Monetária e Mercado Financeiro – 30 horas

Visão geral da estrutura e funcionamento do Mercado de Capitais no Brasil, seus instrumentos básicos e as principais técnicas de gestão de investimentos. Estudos descritivo-compreensivos da estrutura e funcionamento do sistema financeiro nacional em seus quatro segmentos de mercado: de credito; cambial; monetário e de capitais. Processo Simplificado de Alocação de Recursos Financeiros. Órgãos Normativos. Entidades Supervisoras ou Subsistemas Normativos. Sistema Operativo. Demais Instituições Financeiras. Bancos de Desenvolvimentos. Companhias Hipotecárias. Bolsa de Valores e Demais Instituições Financeiras. Tipos de Mercado. Bovespa e a Relação dos Clientes com a Corretora. Axiomas de Zurique. Análise de Riscos. Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM). CAPM – Capital Asset Pricing Model. A Fronteira Eficiente. Substituição Retorno. Formação de Carteira.

 

9) Matemática Financeira e suas Aplicações na Empresa – 30 horas
Juros Simples. Conceito de Juros Simples. Desconto de Duplicatas. Desconto de Títulos. Valor de Face e Valor de Mercado. Juros Compostos. Conceito de Juros Compostos. Valor do Dinheiro no Tempo. Valor Presente e Valor Futuro. Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. Taxa de Desconto. Valor e Custo. Problemas da TIR. Equivalência de Taxas de Juros. Períodos de Capitalização. Taxas Anuais, Mensais e Diárias. Equivalência de Fluxos de Caixas. Perpetuidades e Anuidades. Sistemas de Amortização. Tabela PRICE, SAC e SAM.

 

10) Orçamento e Gestão de Custos – 30 horas

Conceitos básicos de Custos. Classificação dos Custos. Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos. Rateio de Custos. Centro de Custos de Produção. Centro de Custos de Apoio. Critérios de Rateio. Conceito e Objetivo. Custeamento por Centro de Custos. Sistema de Custeio por Atividade. ABC. Margem de Contribuição. Ponto de Equilíbrio. Teoria das Restrições. Despesas e Ganhos. Restrições Internas e Externas. Mix de Produção e Vendas. Formação de Preços e Vendas. Preço. Margem e MarkUp.

 

11) Métodos e Sistemas de Apoio à Decisão Financeira – Carga Horária: 30 horas

Gestão de Sistemas de Informação como fator essencial para operação, administração, produtividade e competitividade das Empresas. Ampliação dos conceitos abordados para os aspectos econômico-financeiros. Visão global dos tipos de Sistemas, enfocando seu uso e as atividades e questões relativas à administração dos recursos da Informática.

 

12) Gestão de Riscos Financeiros – 30 horas

Tópicos fundamentais sobre riscos financeiros. Fundamentos do Mercado Financeiro. Instrumentos de derivativos financeiros. Derivativos. Características. Riscos associados aos instrumentos de derivativos. Gestão de riscos financeiros. Riscos financeiros em vendas

 

 

 

MÓDULO PESQUISA

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.

Trabalho de Conclusão de Curso – 60 horas.
Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico – escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas -, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição.
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 420 HORAS