Matriz Curricular

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MÓDULO DISCIPLINAS

1) Ética e Relacionamento Interpessoal – 30 horas

Conceito de ética. Fundamentos éticos, valores e cultura. Moral. A humanização. Relacionamento interpessoal. Ética empresarial e nos negócios. Relações trabalhistas. Relações de comércio. O papel da comunicação nas relações interpessoais. Ética profissional no ambiente de trabalho. Razão e emoção nos relacionamentos.  Ética no cotidiano. Perspectivas éticas para um mundo em mudança. Formas de poder. Ética social e individual. Fatores estressantes do trabalho gerando conflitos. Conflitos no ambiente de trabalho. Poder no ambiente organizacional. Hierarquias das necessidades. Valores individuais X Valores organizacionais. Ética no cotidiano. Definição de relações interpessoais. Diferenças individuais nos grupos de trabalho. O papel da linguagem nas relações interpessoais. Necessidades interpessoais e processo grupal.

 

2) Gestão e Liderança de Pessoal – 30 horas

Conceito de Liderança. A Organização. Estilos de Liderança e Gestão de Equipes. Modelos de Liderança. Eficácia da Liderança. O Contexto da Liderança. Ética e Liderança. A Importância das Habilidades Interpessoais – Habilidades de Negociação, Habilidades de Delegação, Habilidades de Aconselhamento, Habilidades Políticas. O Estabelecimento de Metas. A Motivação Humana e o Desempenho. O Reconhecimento. Planejamento Estratégico de Pessoas Desenvolvimento Organizacional. Gestão por Competências. Equipe de Trabalho. Clima Organizacional.

 

3) Plano de Negócios – 30 horas

Conceito do Negócio. Negócio X Oportunidade. O produto/serviço. Mercado e Competidores. Análise Setorial. Mercado Alvo. Fatores críticos de sucesso. Definição de filosofia e políticas empresariais. Definição de vetores de sucesso da organização. Oportunidades e negócios. Necessidades do Cliente. Pesquisas: mercado, clientes, concorrentes, de satisfação. Benefícios do Produto/Serviço. Vantagem competitiva. Marketing e Vendas. Produto, Preço, Praça, Promoção. Estratégias de Vendas. Projeção de Vendas. Estrutura e Operação. Organograma. Processos de Negócios e de Apoio. Fornecedores e Parceiros. Infraestrutura e localização. Tecnologia, Patentes. Análise SWOT. Cronograma de Implantação. Previsões dos Resultados Econômicos e Financeiros. Projeção dos Resultados Econômicos e Financeiros. Composição dos Principais gastos. Investimentos. Indicadores de Rentabilidade. Necessidade de Investimentos. Contrapartidas do Plano. Cenários Alternativos. Ponto de Equilíbrio. Lucratividade.

 

4) Planejamento Estratégico – 30 horas

Empresa e competitividade. Estratégia competitiva. Análise do ambiente concorrencial. Posicionamento competitivo. Planejamento e Gestão Estratégica. Sistemas Abertos Planejamento e Planos. Estratégias. Gestão do Conhecimento Estratégico. Gerenciamento Estratégico. Processo de Planejamento Estratégico. Avaliação Estratégica (Análise de Cenários, Concorrentes, Mercado). Objetivos Estratégicos. Formulação das Estratégias. Implementação das estratégias. Acompanhamento, avaliação e revisão da estratégia. A nova dinâmica dos negócios diante da globalização: fusões, aquisições e alianças estratégicas.

 

5) Metodologia da Pesquisa Científica – 30 horas

Natureza da pesquisa científica. Formas de conhecimento. O Conhecimento Científico. Evolução dos métodos de Pesquisa. Tipos de Pesquisa. Roteiro para a Pesquisa. Ferramentas, Fontes e Esquemas de Pesquisas. Plágio. Projeto de Pesquisa; Tema, Problema e Hipótese. Pesquisas Quantitativas; Pesquisas Qualitativas; Artigo Científico. Referencial Teórico. Revisão Bibliográfica. Fichamento.

 

6) Estratégias de Negociação – 30 horas

O Conceito de Negociação. Razões para a Negociação. O Ambiente Político, Econômico e Social da Negociação. Perfil do Negociador e os Aspectos Básicos da Negociação. Fases da Negociação. Estratégias Psicológicas da Negociação. O Processo da Negociação. Técnicas de Negociação. Táticas e Estratégias de Negociação.

 

7) Gestão de Produtos e Serviços – 30 horas

Administrando e Desenvolvendo Produtos e Serviços. Administrando Produtos Existentes. Desenvolvendo Novos Produtos. Marketing de Serviços. Princípios e Estratégias de Preço. Fundamentos da Formação de Preços. Precificando Produtos e Serviços. Distribuindo Produtos e Serviços. Administrando os canais de distribuição. Atacado e Distribuição Física. Varejo.

 

8) Técnicas e Promoção de Vendas – 30 horas

A Venda Pessoal. A Importância e o Papel da Venda Pessoal. As Atuais Tendências e Estratégias em Marketing. Rede de Marketing. Marketing de Relacionamento. Como Definir as Tarefas e Competências dos Vendedores. Recrutamento. Seleção. Treinamento. Plano de Vendas. Estruturas de Territórios de Vendas. Cotas de Vendas. Incentivos e Remuneração. Ética em Vendas. Vendas Internas. Tamanho da Força de Vendas: Vendedor x Equipe. Plano de Carreira de Vendas. Automação da Força de Vendas. Funções da Gerência de Vendas. Liderança e Comunicação. Supervisão e Desenvolvimento. Comunicação e Métodos da Venda Pessoal. Venda Tradicional. Venda Criativa. Venda Missionária. Venda Consultiva. Venda Negociação. Venda Colaboração (não Manipulativa). Venda Spin. Venda em Equipe. Venda Personalizada. Venda Direta. Controles e Avaliação de Desempenho.  Promoção de Vendas. Promoções de Vendas. Merchandising. Técnicas Promocionais. Papel das Promoções de Vendas. Papel do Merchandising. Exibitécnica. Para que Serve a Exibitécnica. Decisões in Stores. Compras Planejadas. Compras por Impulso. As Promoções de Vendas e as Marcas. Mudanças de Promoções. Táticas e Estratégias. Promoção de Vendas: Uma Outra Visão. Administração das Comunicações de Marketing. Conceito de Comunicação Integrada de Marketing. Plano de Comunicação de Marketing. Definição dos Objetivos da Comunicação. Seleção do Público-Alvo da Comunicação. Seleção dos Elementos do Composto de Comunicação. Definição da Estratégia da Mensagem. Definição dos Meios de Comunicação. Definição do Orçamento de Comunicação. Implementação do Plano. Avaliação dos Resultados. Propaganda. Conceitos e Aplicações. Estratégia de Conteúdo ou Mensagem. Orientação para o mercado. Venda x Atendimento. Processo de venda pessoal. Motivação. Formas de avaliação.

 

9) Excelência no Relacionamento com Clientes – 30 horas

Relacionamento com clientes. Canais de Relacionamento. Análise e Tratamento das Reclamações e Sugestões. Acompanhamento das Transações com os Clientes. Avaliação e Comparação da Satisfação dos Clientes. Identificação, Análise e Tratamento da Insatisfação dos Clientes. Utilização das Informações dos Clientes para Melhorar o Relacionamento. CRM. Distribuição. Pós-venda. Garantia. Gestão de Distribuição. Varejo. O Papel do Varejo na Estrutura de Distribuição e no Relacionamento com o Cliente. A Importância da Geografia de Mercado no Relacionamento com os Clientes. Conveniência. Tíquete Médio. Ferramental de Apoio ao Relacionamento com Clientes. Comportamentos de Consumo e Localização. Segmentação. Classificação de Clientes. Tipos de Atração. Mapeamento de Clientes. Logística e Clientes. Franchising e Outros Canais de Marketing. Principais Tendências no Relacionamento com Clientes.

 

10) Marketing na Era do Conhecimento – 30 horas

Estratégias Mercadológicas do Século XXI. E-marketing. B2B. Diferentes Níveis de Planos. Planejamento Corporativo. Análise do Negócio Virtual. Análise do Ambiente Externo. Matriz Bcg. A Matriz de Atratividade do Mercado do Conhecimento. A Matriz Produto-Mercado na Era do Conhecimento. Fatores-Chave de Sucesso no Século XXI. Estabelecimento de Objetivos. Estratégias: Requisitos e Riscos. Estratégias Focadas na Concorrência. Estratégias Focadas no Mercado de Conhecimento. Estratégias Focadas nos Potenciais da Empresa ou Produto. Cadeia de Valores. Sistemas de Controle. Marketing Viral. Novas Tendências do Marketing.

 

11) Plano de Marketing – 30 horas

Plano de Marketing. Uma questão inicial de planejamento. Planejamento Estratégico. O Pessoal de Marketing e Comunicações. A Agência de Publicidade. Componentes de um Plano de Marketing. Estratégia Criativa. Estratégias para o Plano de Mídia. Plano Criativo. Promoção de vendas. Relações Públicas. Pesquisa de Mercado. Necessidades e Expectativas dos Consumidores. O que a sua Empresa oferece? Monitoração de informações secundárias. A pesquisa de comunicações. Conceito de Administração de Vendas. A Organização de Vendas. Direção de Vendas. Controle de Vendas.

 

12) Empreendedorismo e Intraempreendedorismo – 30 horas

Empreendedorismo e Empreendedores. O que é Empreendedorismo. Empreendedorismo e administração. O mito do empreendedor-herói. Empreendedorismo Corporativo. Classificações do empreendedorismo corporativo. O Intraempreendedor. Os intraempreendedores já existem. A motivação do intraempreendedor. Os perfis intraempreendedores. Tomando as primeiras decisões. O espírito empreendedor. A Organização Intraempreendedora. A Organização Intraempreendedora. A organização investidora. As características de uma organização intraempreendedora.  Identificação e aproveitamento de oportunidades. Programa de Intraempreendedorismo: Recrutamento interno. Estrutura de Compensação. Mudando a Cultura Existente. Entendendo o mundo dos negócios. Focalizando o novo negócio. Providências iniciais. O que fazer? Por onde começar? Quem serão os meus aliados? Quais são os passos iniciais? Planejando o voo. O plano de negócio. Definindo missão, visão, valores, objetivos e estratégias. Gerenciando os recursos empresariais. Gerenciando a equipe. Gerenciando a produção. Gerenciando o marketing. Gerenciando as finanças. Construindo e reconstruindo o futuro.  Melhorando continuamente os resultados do negócio. Desafio do crescimento. Empreendedorismo no Brasil e no mundo. Jovens consumidores.

 

 

 

MÓDULO PESQUISA

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.

Trabalho de Conclusão de Curso – 60 horas.
Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico – escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas -, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição.
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 420 HORAS