Matriz Curricular

MÓDULO DISCIPLINAS

1) Ética e Relacionamento Interpessoal – 30 horas

Conceito de ética. Fundamentos éticos, valores e cultura. Moral. A humanização. Relacionamento interpessoal. Ética empresarial e nos negócios. Relações trabalhistas. Relações de comércio. O papel da comunicação nas relações interpessoais. Ética profissional no ambiente de trabalho. Razão e emoção nos relacionamentos.  Ética no cotidiano. Perspectivas éticas para um mundo em mudança. Formas de poder. Ética social e individual. Fatores estressantes do trabalho gerando conflitos. Conflitos no ambiente de trabalho. Poder no ambiente organizacional. Hierarquias das necessidades. Valores individuais X Valores organizacionais. Ética no cotidiano. Definição de relações interpessoais. Diferenças individuais nos grupos de trabalho. O papel da linguagem nas relações interpessoais. Necessidades interpessoais e processo grupal.

 

2) Gestão e Liderança de Pessoal – 30 horas

Conceito de Liderança. A Organização. Estilos de Liderança e Gestão de Equipes. Modelos de Liderança. Eficácia da Liderança. O Contexto da Liderança. Ética e Liderança. A Importância das Habilidades Interpessoais – Habilidades de Negociação, Habilidades de Delegação, Habilidades de Aconselhamento, Habilidades Políticas. O Estabelecimento de Metas. A Motivação Humana e o Desempenho. O Reconhecimento. Planejamento Estratégico de Pessoas Desenvolvimento Organizacional. Gestão por Competências. Equipe de Trabalho. Clima Organizacional.

 

3) Plano de Negócios – 30 horas

Conceito do Negócio. Negócio X Oportunidade. O produto/serviço. Mercado e Competidores. Análise Setorial. Mercado Alvo. Fatores críticos de sucesso. Definição de filosofia e políticas empresariais. Definição de vetores de sucesso da organização. Oportunidades e negócios. Necessidades do Cliente. Pesquisas: mercado, clientes, concorrentes, de satisfação. Benefícios do Produto/Serviço. Vantagem competitiva. Marketing e Vendas. Produto, Preço, Praça, Promoção. Estratégias de Vendas. Projeção de Vendas. Estrutura e Operação. Organograma. Processos de Negócios e de Apoio. Fornecedores e Parceiros. Infraestrutura e localização. Tecnologia, Patentes. Análise SWOT. Cronograma de Implantação. Previsões dos Resultados Econômicos e Financeiros. Projeção dos Resultados Econômicos e Financeiros. Composição dos Principais gastos. Investimentos. Indicadores de Rentabilidade. Necessidade de Investimentos. Contrapartidas do Plano. Cenários Alternativos. Ponto de Equilíbrio. Lucratividade.

 

4) Planejamento Estratégico – 30 horas

Empresa e competitividade. Estratégia competitiva. Análise do ambiente concorrencial. Posicionamento competitivo. Planejamento e Gestão Estratégica. Sistemas Abertos Planejamento e Planos. Estratégias. Gestão do Conhecimento Estratégico. Gerenciamento Estratégico. Processo de Planejamento Estratégico. Avaliação Estratégica (Análise de Cenários, Concorrentes, Mercado). Objetivos Estratégicos. Formulação das Estratégias. Implementação das estratégias. Acompanhamento, avaliação e revisão da estratégia. A nova dinâmica dos negócios diante da globalização: fusões, aquisições e alianças estratégicas.

 

5) Metodologia da Pesquisa Científica – 30 horas

Natureza da pesquisa científica. Formas de conhecimento. O Conhecimento Científico. Evolução dos métodos de Pesquisa. Tipos de Pesquisa. Roteiro para a Pesquisa. Ferramentas, Fontes e Esquemas de Pesquisas. Plágio. Projeto de Pesquisa; Tema, Problema e Hipótese. Pesquisas Quantitativas; Pesquisas Qualitativas; Artigo Científico. Referencial Teórico. Revisão Bibliográfica. Fichamento.

 

6) Estratégias de Negociação – 30 horas

O Conceito de Negociação. Razões para a Negociação. O Ambiente Político, Econômico e Social da Negociação. Perfil do Negociador e os Aspectos Básicos da Negociação. Fases da Negociação. Estratégias Psicológicas da Negociação. O Processo da Negociação. Técnicas de Negociação. Táticas e Estratégias de Negociação.

 

7) Gestão Ambiental – 30 horas

O caráter interdisciplinar da Gestão Ambiental. Paradigmas do processo de Gestão Ambiental. Meio Ambiente – Crescimento Econômico/Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável. Os 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A empresa e as pressões quanto ao seu desempenho ambiental. A questão ambiental na empresa – Benefícios da Gestão Ambiental; Benefícios Estratégicos. Princípios da Gestão Ambiental. Aspectos práticos da Gestão Ambiental na Empresa. Meio Ambiente – Dispositivo Legal: Política Nacional do Meio Ambiente. Avaliação de Impacto Ambiental – AIA. Estudo e Relatório de Impacto Ambiental EIA/RIMA. SGA – Sistema de Gestão Ambiental/ISO 14.000. Sustentabilidade.

 

8) Gestão de Produtos e Serviços – 30 horas

Administrando e Desenvolvendo Produtos e Serviços. Administrando Produtos Existentes. Desenvolvendo Novos Produtos. Marketing de Serviços. Princípios e Estratégias de Preço. Fundamentos da Formação de Preços. Precificando Produtos e Serviços. Distribuindo Produtos e Serviços. Administrando os canais de distribuição. Atacado e Distribuição Física. Varejo.

 

9) Gestão de Produção e Operações – 30 horas

Produtos e Serviços. Produção e Produtividade. Administração da Produção. Função da Administração da Produção. Sistemas de Produção. Função dos Sistemas de Produção. Sistema Just In Time e MRP. Tipos de Operações de Produção. Medição do Trabalho. Planejamento da Demanda e da Produção. Logística de Abastecimento e Gestão da Qualidade. Organização do trabalho. Controle estatístico do processo (CEP). Programação, planejamento e controle da produção. Técnicas de programação PERT, COM, GANTT. JIC, KIT e OPT.

 

10) Gestão Financeira e Governança Corporativa – 30 horas

Gerenciamento dos aspectos que causam impacto na sustentabilidade econômica do negócio. Parâmetros financeiros utilizados, incluindo os relativos aos grupos de estrutura, liquidez, atividade e rentabilidade. Identificação e gerenciamento dos custos. Rentabilidade das empresas. Avaliação do mercado. Oportunidades de aplicação financeira. O Balanço contábil. Recursos financeiros para garantir as necessidades operacionais e equilíbrio do fluxo financeiro. Critérios para captação de recursos. Critérios para concessão de créditos e recebimentos. Tratamento dos riscos relativos às necessidades operacionais, que possam afetar as demonstrações financeiras ou a imagem da organização. Recursos financeiros para realizar investimentos, visando suportar as estratégias e planos de ação. Critérios e metodologias empregados para avaliar e definir os investimentos e forma de capitalização apropriada. Tratamento dos Riscos Empresariais. Tratamento dos riscos relativos a investimento, que possam afetar as demonstrações financeiras ou a imagem da organização. Elaboração e gerenciamento do orçamento, considerando as estratégias da organização. Lei Sarbanes-Oxley – Noções da parte da governança. Elementos de controladoria, controle interno, COSO e SOX. Sarbanes Oxley Act – elementos essenciais e o espírito da lei. Gestão de controles internos – a base do artigo 404. Métodos de implementação da governança. Modelos e estrutura de governança corporativa. O papel do conselho consultivo. Problemas decorrentes de estruturas de governança inadequadas. Gestão de Riscos – Basiléia II.

 

11) Modelagem Organizacional e de Processos – 30 horas

Desenho organizacional. Desenho departamental. Modelagem do trabalho. Direção da ação empresarial. Direção. Gerência. Supervisão. Processo: conceitos e definições. Os processos industriais. Os processos empresariais.   Técnicas de identificação de pontos críticos.  Teoria das restrições.  Operação e gerenciamento do processo. Importância da gestão de processos na busca da excelência organizacional.  Indicadores e Medidas de Desempenho de Processos. Workflow. Workgroup. Groupware. Relacionamento entre estratégia, Processos e o modelo do negócio. Metodologias. Implementação da gestão por processos. PMBOK.

 

12) Gestão do Conhecimento e Inovação – 30 horas

A Sociedade do Conhecimento. Conhecimento como um recurso intangível. O conhecimento explícito, implícito e tácito. Conhecimento versus Informação. Inovação. A Economia e o Conhecimento. O Capital Humano. Gestão do Conhecimento (KM – Knowledge Management). Gestão dos ativos intangíveis, identificação, estimulação e proteção do conhecimento, da marca e do acervo tecnológico. Ativos que constituem o capital intelectual. Inovação e criatividade. Meios de identificação, medição e desenvolvimento do capital intelectual. Manutenção e proteção do capital intelectual. Direitos autorais e patentes. Compartilhamento do capital intelectual. Capital estrutural. Capital de Clientes.

 

 

 

MÓDULO PESQUISA

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.

Trabalho de Conclusão de Curso – 60 horas.
Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico – escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas -, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição.
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 420 HORAS