Matriz Curricular

MÓDULO DISCIPLINAS

1) Mídia, Tecnologia e Aprendizagem – 30 horas

A mídia como recurso para construção de discursos. Mídia e vida humana – implicações e intervenções na natureza humana a partir do aparato tecnológico do Sistema Social da Mídia. Imagens Midiáticas e suas relações sociais. Linguagens midiáticas e suas implicações sobre a formação do sujeito. A mídia como dispositivo pedagógico. Mídia e tecnologia, a ampliação do potencial comunicativo. A mídia e seu potencial de (re)significar objetos. A relação da mídia com a educação, no estabelecimento de contextos complexos para a relação ensino/aprendizagem.

 

2) Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior – 30 horas
Caracterização da educação superior e suas finalidades. Fundamentos pedagógicos do ensino superior amparados nas tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. Processo formativo na educação superior, priorizando a universidade como espaço por excelência para a produção do conhecimento. Excelência e competência profissional na ação docente. Fundamentos filosóficos da educação superior. A reflexão filosófica e seu papel na formação de educadores e acadêmicos críticos e conscientes de sua condição de produtores de cultura.

 

3) Diversidade e Inclusão Educacional – 30 horas

Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.

 

4) Teorias do Pensamento Contemporâneo – 30 horas

A natureza do conhecimento e sua evolução. O pensamento e a construção do conhecimento, considerando três elementos essenciais: o sujeito, o objeto, a imagem. Estruturas e formas de conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico. Pensamento científico, da era clássica à moderna. O Racionalismo: a faculdade autônoma do conhecimento, tendo por base “A razão”. Paradigmas do pensamento científico do séc. XX. Fenomenologia: a intencionalidade da consciência humana. O conflito de paradigmas e abordagens contemporâneas. A complexidade humana: limites e desafios culturais.

 

5) A Psicologia do Comportamento Escolar – 30 horas

Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.

 

6) Metodologia da Pesquisa Científica – 30 horas

Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.

 

7) A Gestão Escolar de Pessoas e de Processos Administrativos – 30 horas

Reconhecimento do valor e da complexidade do potencial humano. A gestão de inovação. A busca do conhecimento e do aprendizado. Planejamento estratégico de gestão de pessoas. Sistema de captação e retenção de talentos. Educação para o trabalho e para a vida. Acompanhamento estratégico à performance. Plano estratégico de remuneração. Gerenciamento estratégico de processos organizacionais: principais características da orientação para processos; identificação e descrição do processo; análise do processo. Gestão Humanizada. Tecnologias. Visão tridimensional. Capital: bens materiais e imateriais. Excelência em gestão. Liderança estratégica. Gestão por competências. Remuneração estratégica. Estrutura de trabalho por processos. Níveis de classificação de processos. Instituições modernas.

 

8) Direito Educacional e Políticas Públicas em Educação – 30 horas
Conceituação de política. A democracia no contexto político brasileiro. A participação política. Política e educação. Políticas públicas: conceito; direito à educação. Direito à educação à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sistema escolar e organização da educação brasileira. A estrutura do sistema escolar brasileiro. Plano Nacional de Educação (PNE): objetivos; prioridades. Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). As políticas de financiamento da educação brasileira. Direção e realização do ensino. Gestão escolar democrática e participativa: fundamentos e princípios. Histórico da LDB.

 

9) Planejamento Pedagógico e Avaliação Institucional – 30 horas

Dimensão pedagógica da escola: educação; funções da escola; princípios. Dimensão administrativa da escola: sistema; organização; política; planejamento (educacional e pedagógico) e avaliação. Qualidade em educação na escola. Desenvolvimento organizativo. Políticas educacionais. Projeto Pedagógico da Escola: princípios organizativos; diagnóstico para elaboração do projeto (PPE). Organização das etapas de elaboração do Projeto Pedagógico da Escola (PPE). Avaliação institucional. Conceitos básicos para Gestão: Sistema, Processo, Instituição. Variáveis do processo de organização do trabalho pedagógico. Planos educacionais.

 

10) A Gestão do Ensino e da Avaliação da Aprendizagem Contemporânea – 30 horas
As transformações sociais e a escola. Atribuições do pedagogo na gestão escolar. Gestão do ensino. Gestão democrática. A organização do currículo como ação determinante na gestão do processo de ensino. A gestão da avaliação da aprendizagem na escola. A gestão da avaliação institucional. Trabalho Pedagógico. O compromisso social da escola na gestão do ensino. PPP.  O planejamento da ação pedagógica. Plano de ensino. A gestão de ensino e o currículo. Tipos de Currículos. Critérios de adequação às necessidades sociais e culturais. A gestão da avaliação da aprendizagem. Equívocos cometidos na avaliação. Conselho de classe. As modalidades da avaliação e a gestão da avaliação da aprendizagem. Saeb. Aneb, Anresc. Prova Brasil. Enem. PISA. IDEB.

 

11) Previsão Orçamentária e a Gestão Escolar – 30 horas

Planejamento estratégico escolar. Alinhamento estratégico escolar. Planejamento financeiro. Previsão orçamentária. Terminologia empregada em diferentes momentos da previsão orçamentária. Cultura orçamentária. Base histórica de informações. Tipos de orçamentos. Previsão orçamentária e a gestão escolar. Estrutura do orçamento na gestão administrativa escolar. Materiais de alta mortalidade e de consumo. Formação do preço dos serviços educacionais. Construção de orçamento escolar de curto prazo. Planejamento administrativo.  Como construir um planejamento. Diagnóstico estratégico; missão; princípios; análise ambiental. Cliente e mercado. Perspectivas equilibradas. Gestão de recursos humanos.

 

12) Fundamentos da Gestão Escolar – 30 horas

A administração escolar como eixo do trabalho pedagógico na escola. Histórico e principais teorias da administração. Evolução da administração escolar no Brasil e seus pressupostos teórico-metodológicos. Conceitos de organização, gestão, planejamento, participação e cultura organizacional. Princípios e características da gestão escolar participativa. Ação administrativa colegiada: compromisso político-social e técnico-pedagógico na operacionalização dos projetos das instituições educativas (conselho escolar e associação de pais, professores e funcionários). Conselho de classe. Participação estudantil e grêmio escolar. Papel do gestor escolar na organização do trabalho na escola. Experiências de gestão escolar.

 

 

 

MÓDULO PESQUISA

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.

Trabalho de Conclusão de Curso – 60 horas.
Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico – escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas -, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição.
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 420 HORAS