Matriz Curricular

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MÓDULO DISCIPLINAS

1)Ética e Relacionamento Interpessoal – 30 horas

Conceito de ética. Fundamentos éticos, valores e cultura. Moral. A humanização. Relacionamento interpessoal. Ética empresarial e nos negócios. Relações trabalhistas. Relações de comércio. O papel da comunicação nas relações interpessoais. Ética profissional no ambiente de trabalho. Razão e emoção nos relacionamentos.  Ética no cotidiano. Perspectivas éticas para um mundo em mudança. Formas de poder. Ética social e individual. Fatores estressantes do trabalho gerando conflitos. Conflitos no ambiente de trabalho. Poder no ambiente organizacional. Hierarquias das necessidades. Valores individuais X Valores organizacionais. Ética no cotidiano. Definição de relações interpessoais. Diferenças individuais nos grupos de trabalho. O papel da linguagem nas relações interpessoais. Necessidades interpessoais e processo grupal.

 

2) Gestão e Liderança de Pessoal – 30 horas

Conceito de Liderança. A Organização. Estilos de Liderança e Gestão de Equipes. Modelos de Liderança. Eficácia da Liderança. O Contexto da Liderança. Ética e Liderança. A Importância das Habilidades Interpessoais – Habilidades de Negociação, Habilidades de Delegação, Habilidades de Aconselhamento, Habilidades Políticas. O Estabelecimento de Metas. A Motivação Humana e o Desempenho. O Reconhecimento. Planejamento Estratégico de Pessoas Desenvolvimento Organizacional. Gestão por Competências. Equipe de Trabalho. Clima Organizacional.

 

3) Plano de Negócios – 30 horas

Conceito do Negócio. Negócio X Oportunidade. O produto/serviço. Mercado e Competidores. Análise Setorial. Mercado Alvo. Fatores críticos de sucesso. Definição de filosofia e políticas empresariais. Definição de vetores de sucesso da organização. Oportunidades e negócios. Necessidades do Cliente. Pesquisas: mercado, clientes, concorrentes, de satisfação. Benefícios do Produto/Serviço. Vantagem competitiva. Marketing e Vendas. Produto, Preço, Praça, Promoção. Estratégias de Vendas. Projeção de Vendas. Estrutura e Operação. Organograma. Processos de Negócios e de Apoio. Fornecedores e Parceiros. Infraestrutura e localização. Tecnologia, Patentes. Análise SWOT. Cronograma de Implantação. Previsões dos Resultados Econômicos e Financeiros. Projeção dos Resultados Econômicos e Financeiros. Composição dos Principais gastos. Investimentos. Indicadores de Rentabilidade. Necessidade de Investimentos. Contrapartidas do Plano. Cenários Alternativos. Ponto de Equilíbrio. Lucratividade.

 

4) Planejamento Estratégico – 30 horas

Empresa e competitividade. Estratégia competitiva. Análise do ambiente concorrencial. Posicionamento competitivo. Planejamento e Gestão Estratégica. Sistemas Abertos Planejamento e Planos. Estratégias. Gestão do Conhecimento Estratégico. Gerenciamento Estratégico. Processo de Planejamento Estratégico. Avaliação Estratégica (Análise de Cenários, Concorrentes, Mercado). Objetivos Estratégicos. Formulação das Estratégias. Implementação das estratégias. Acompanhamento, avaliação e revisão da estratégia. A nova dinâmica dos negócios diante da globalização: fusões, aquisições e alianças estratégicas.

 

5) Metodologia da Pesquisa Científica – 30 horas

Natureza da pesquisa científica. Formas de conhecimento. O Conhecimento Científico. Evolução dos métodos de Pesquisa. Tipos de Pesquisa. Roteiro para a Pesquisa. Ferramentas, Fontes e Esquemas de Pesquisas. Plágio. Projeto de Pesquisa; Tema, Problema e Hipótese. Pesquisas Quantitativas; Pesquisas Qualitativas; Artigo Científico. Referencial Teórico. Revisão Bibliográfica. Fichamento.

 

6) Estratégias de Negociação – 30 horas

O Conceito de Negociação. Razões para a Negociação. O Ambiente Político, Econômico e Social da Negociação. Perfil do Negociador e os Aspectos Básicos da Negociação. Fases da Negociação. Estratégias Psicológicas da Negociação. O Processo da Negociação. Técnicas de Negociação. Táticas e Estratégias de Negociação.

 

7) Gestão de Pessoas, Responsabilidade e Ética nas Políticas Sociais – 30 horas

Gestão de pessoas: definições de organizações. Tipos de organizações: social, formal e informal. Conceito de gestão de pessoas. Visões de mundo e concepções de pessoas no mundo do trabalho e novas concepções de gestão de pessoas. Conceito de competência. Planejamento estratégico de pessoas: ferramentas e estilos de liderança e sua influência na gestão de pessoas. Conceito de liderança. Gestão de pessoas em ambiente dinâmico e competitivo. Importância do papel do gestor público na gestão de pessoas. Ética e responsabilidade social (aspectos conceituais). Ética na gestão pública/políticas sociais. Prática profissional e ética no contexto das políticas públicas.

 

8) Comunicação e Relações do Trabalho – 30 horas

Os Subsistemas da Administração de Recursos Humanos. Compensação. Administração de Salários. Planos de Benefícios Sociais. Higiene e Segurança no Trabalho. Relações Trabalhistas. Qualidade de Vida no Trabalho. Principais questões legais nas relações do trabalho. Comunicação Interna. Endomarketing.

 

9) O Moderno Gestor de Pessoas – 30 horas

Liderança em Teoria e Prática. Visão Panorâmica das Teorias de Liderança. Liderança uma Questão de Competência. Teoria da Liderança Servidora. Liderança Formal versus Liderança Moral. Relação entre liderança, pedagogia e educação. Sobre Liderança e Filosofia. Liderança e Métodos Filosóficos. Teorias da Liderança e Questões Filosóficas. Sobre Estilos de Liderança. Teoria X e a teoria Y. Maturidade e traços de personalidade de líderes. Teorias situacionais ou contingenciais. Teorias transacionais. Teoria da liderança transformadora. Tipos de Liderança. O Líder e Sua Equipe. Como Liderar Mudanças. Liderança e Aprendizagem. Comunicação e Cultura: Uma Reflexão Além da Liderança Interpessoal. Comunicação Interpessoal: Uma Demonstração de Liderança. Pessoas: A razão de Ser da Liderança. O Líder Como Empreendedor. A Ética da Liderança. Liderar com Criatividade. O Papel do Líder no DO. Ferramentas Indispensáveis para Liderança.

 

10) Desenvolvimento de Pessoas e de Equipes de Alto Desempenho – 30 horas

Desenvolvimento de Recursos Humanos. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Desenvolvimento organizacional. Treinamento de Pessoal. Desenvolvimento de Equipes.  Equipes de Alta Performance. Desenvolvimento Organizacional. Banco de Dados e Sistemas de Informações. Auditoria de Recursos Humanos. Liderança de Equipes. Talentos. As Leis do Trabalho em Equipe. Os Hábitos das Pessoas Eficazes.

 

11) Comportamento Organizacional – 30 horas

O Contexto Ambiental e Organizacional. Introdução ao Comportamento Organizacional. O Mundo das Organizações: Globalização, Tecnologia, Diversidade. As Organizações e sua Administração. Desenho Organizacional. Cultura Organizacional. Organizações de Aprendizagem e Conhecimento Corporativo. As Pessoas nas Organizações. Diferenças Individuais e Personalidade. Percepção, Atribuição, Atitude e Decisão. Motivação. Os Grupos nas Organizações. Equipes e Empowerment. A Dinâmica Organizacional. Comunicação. Liderança, Poder e Política. Estresse, Conflito e Negociação. Mudança e Desenvolvimento Organizacional. Estratégia Organizacional.

 

12) Gestão de Competências e Competitividade Organizacional – 30 horas

Liderança Contemporânea e Competências: Ampliação da percepção em situações de desafios. Autoconhecimento em Competências. Quociente de Inteligência. Inteligências Múltiplas. Gestão de Habilidades e Competências Corporativas. Metodologia e técnicas de identificação e desenvolvimento de competências. O Ser e o Desprender Humano: Análise de Competências do Trabalho x Análise de Competências do Perfil Individual. Desenvolvimento de Competências: Empreendedorismo e Comunicação. Criatividade e Alianças de competências: network, mentoring e coaching. Auto-retrato e perspectivas de crescimento. PDI.

 

 

 

MÓDULO PESQUISA

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.

Trabalho de Conclusão de Curso – 60 horas.
Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico – escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas -, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição.
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 420 HORAS