Matriz Curricular

Nossos materiais didáticos estão atualizados até a data da sua última revisão. Porém, desde este período podem ter ocorrido informações ainda mais recentes que, por enquanto, não contemplamos no material didático do curso no momento em que este foi contratado por você. Este caso é mais comum em situações que envolvem legislações usadas como referência de disciplinas. Mas não se preocupe, muito em breve essas informações serão novamente revisadas e o seu material didático mais uma vez atualizado.

 

MÓDULO DISCIPLINAS

1) FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE – 30 horas

Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.

                                 

2) MÚLTIPLAS COMPETÊNCIAS PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO – 30 horas

Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas organizações modernas; a exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes; o relacionamento interpessoal e a gestão de conflitos; o planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; linguagens e leituras no mundo contemporâneo por meio das noções de hipertexto, hiperleitura e leituras fragmentadas.

 

3) LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL – 30 horas

A organização do Sistema Educacional Brasileiro: aspectos formais e não formais. A legislação do ensino em âmbito nacional. Legislação educacional conforme a Constituição Federal, Estaduais e as Leis orgânicas Municipais. A identidade e especificidades dos níveis de ensino. Aspectos Legais do Regimento Escolar. PNE.

 

4) METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA – 30 horas

Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.

 

5) LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA – 74 horas

Transição do modernismo para o período contemporâneo; produção poética e ficcional a partir da década de 1950. Modernismo dos anos 1930: o regionalismo. Graciliano Ramos: narrativa e história. Geração de 45: poesia e metalinguagem. Clarice Lispector: narrativa do fluxo de consciência. Guimarães Rosa: veredas da prosa. João Cabral de Melo Neto e Ferreira Gullar: duas poéticas. Concretismo e outras vanguardas. Tendências contemporâneas: prosa. Tendências contemporâneas: poesia. Tendências contemporâneas: teatro. Novos autores, autores jovens e a internet como espaço literário. Crítica e ensaísmo.

 

6) LITERATURA PORTUGUESA MODERNA E CONTEMPORÂNEA – 59 horas

Transição da literatura portuguesa da fase modernista para o período contemporâneo; Experiências poéticas e ficcionais das tendências mais recentes; surgimento da literatura africana de expressão portuguesa.

 

7) LITERATURA NORTE-AMERICANA CONTEMPORÂNEA – 25 horas

Os principais autores da literatura norte-americana contemporânea e suas obras mais representativas dentro de uma perspectiva história; reflexão e análise dos valores do homem e sua expressão no mundo por meio das artes, principalmente a literatura; a transposição das obras literárias e dos valores e ideias de seus autores para outras expressões artísticas.

 

8) LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS – 44 horas

Os principais autores (americanos, canadenses, ingleses e sul-africanos) que escrevem em língua inglesa; transposição das obras literárias e dos valores e ideias de seus autores para outras expressões artísticas.

 

9) NOVAS TENDÊNCIAS DA LITERATURA BRASILEIRA – 27 horas

A ficção brasileira contemporânea: conto e romance; análise de obras de autores que representam as várias tendências da literatura brasileira contemporânea; vozes e gêneros alternativos. Contos, crônicas e micronarrativas. O conto brasileiro: imagens do submundo.Vozes femininas na literatura brasileira contemporânea. O romance contemporâneo: introspecção e contestação. O romance contemporâneo: diálogos com a história. Outras tendências do romance contemporâneo

 

10) LITERATURA COMPARADA – 51 horas

A literatura como fenômeno social e conjunto de produtos sociais; o desenvolvimento da literatura comparada no contexto dos estudos literários; leitura crítica de obras literárias relacionadas entre si e com outras artes. Literatura: dizer sobre o mundo, dizer sobre o dizerA literatura entre as nações (e para além). Autores multiculturais: o exemplo de Franz Kafka.Textos literários em diálogo: intertextualidade. Textos literários em diálogo com a tradição. João Guimarães Rosa e as artes visuais. Literatura e outras artes: a música. Literatura e História: artes do tempo

 

 

MÓDULO PESQUISA

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.

TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 60 horas

Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico, escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação presentes no Manual de TCC.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição. E,
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca Examinadora composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 460 HORAS