Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Duração
1 ano

Titulação
Especialista

Modalidade
a distância

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Matriz Curricular

MÓDULO DISCIPLINAS

1) Mídia, Tecnologia e Aprendizagem – 30 horas

A mídia como recurso para construção de discursos. Mídia e vida humana – implicações e intervenções na natureza humana a partir do aparato tecnológico do Sistema Social da Mídia. Imagens Midiáticas e suas relações sociais. Linguagens midiáticas e suas implicações sobre a formação do sujeito. A mídia como dispositivo pedagógico. Mídia e tecnologia, a ampliação do potencial comunicativo. A mídia e seu potencial de (re)significar objetos. A relação da mídia com a educação, no estabelecimento de contextos complexos para a relação ensino/aprendizagem.

 

2) Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior – 30 horas
Caracterização da educação superior e suas finalidades. Fundamentos pedagógicos do ensino superior amparados nas tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. Processo formativo na educação superior, priorizando a universidade como espaço por excelência para a produção do conhecimento. Excelência e competência profissional na ação docente. Fundamentos filosóficos da educação superior. A reflexão filosófica e seu papel na formação de educadores e acadêmicos críticos e conscientes de sua condição de produtores de cultura.

 

3) Diversidade e Inclusão Educacional – 30 horas

Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.

 

4) Teorias do Pensamento Contemporâneo – 30 horas

A natureza do conhecimento e sua evolução. O pensamento e a construção do conhecimento, considerando três elementos essenciais: o sujeito, o objeto, a imagem. Estruturas e formas de conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico. Pensamento científico, da era clássica à moderna. O Racionalismo: a faculdade autônoma do conhecimento, tendo por base “A razão”. Paradigmas do pensamento científico do séc. XX. Fenomenologia: a intencionalidade da consciência humana. O conflito de paradigmas e abordagens contemporâneas. A complexidade humana: limites e desafios culturais.

 

5) A Psicologia do Comportamento Escolar – 30 horas

Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.

 

6) Metodologia da Pesquisa Científica – 30 horas

Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.

 

7) As Diretrizes Curriculares para o Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica – 30 horas

Conceito de Diretrizes Curriculares. Língua Portuguesa: dimensão histórica. Ensino de língua portuguesa na educação básica: leitura, produção textual e análise linguística. O domínio da oralidade. O domínio da escrita. O domínio da leitura. Análise linguística e as práticas discursivas. A escrita de textos: o que observar na escrita dos alunos; a reestruturação de textos. Análise linguística: reflexão sobre a língua.

 

8) Práticas Pedagógicas Contemporâneas no Ensino de Língua Portuguesa – 30 horas
O que ensinar em Língua Portuguesa no mundo contemporâneo. O que dizem os PCNs de Língua Portuguesa. O ensino de Língua Portuguesa alicerçada nos pilares de: leitura, oralidade e escrita. Gramática X Análise Linguística. Avaliação em Língua Portuguesa. Os objetivos gerais da língua portuguesa no ensino fundamental. Proposta de produção textual. Proposta de interpretação de texto. Atividade com ortografia. Como o professor deve elaborar o seu material de trabalho. A tecnologia. A importância do professor aproveitar os textos retirados da internet. A nova postura que o professor deve ter em sala de aula. A escrita no discurso eletrônico. Gêneros que surgiram no meio virtual.

 

9) Lúdico e o Ensino de Literatura na Educação Básica – 30 horas

A leitura significativa na escola. Surgimento da literatura. Conceito de literatura. Relação literatura e escola. O ensino da literatura. A importância do lúdico na formação social do indivíduo. Lúdico e o ensino da literatura na educação básica. O jogo e a fascinação. O lúdico e a palavra. A intertextualidade presente nos textos literários. Música e literatura. Literatura e charges. Relação texto X leitor.

 

10) Projetos de Leitura e Escrita – 30 horas

Variantes linguísticas dos alunos. A escrita na proposta dos gêneros textuais. A escrita e seus usos sociais. A escrita: por que, para que e para quem se escreve. Práticas significativas de escrita. Noção de gêneros textuais. Leitura e a escolha de textos. A escola como espaço propício ao desenvolvimento da leitura. Leituras literárias e de mundo. Competências leitoras. Estratégias para que o aluno adquira o gosto pela leitura. Práticas de escrita e leitura.

 

11) Possibilidade de Práticas a partir dos Recursos da Tecnologia – 30 horas

Conceito de tecnologia. Tecnologias: físicas; simbólicas; organizadoras; educacionais; sociais. Sociedade da informação. Cibercultura e ciberespaço. Escola e tecnologia. Educação, tecnologia e cultura. Tecnologia na escola X inovação metodológica. Práticas pedagógicas a partir dos recursos da tecnologia: abordagem instrucionista; abordagem construtivista. Possibilidades de ensino da língua portuguesa a partir dos recursos da tecnologia: blogs, ferramentas em AVAs, webquest. Habitantes, visitantes e transeuntes.  Internet e o Internetês. Programa UCA (Um Programa por aluno).

 

12) Visão Sistêmica do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura – 30 horas
Conceito de visão sistêmica. Concepções de língua portuguesa. O ensino de língua portuguesa: problemas; o que ensinar; uso da língua em práticas sociais. A função social da língua. Como explorar a língua portuguesa em sala de aula: primeiros passos para o ensino da língua. Dimensões para ensinar a língua de maneira sistêmica. O papel da literatura na escola. O papel da literatura na escola. Dicas para encaminhar uma produção textual. Literatura na visão sistêmica.

 

 

A conclusão do Módulo Disciplinas acontece após a realização da Prova Interdisciplinar.

A Prova Interdisciplinar pode ser agendada a partir do término das 6 (seis) primeiras disciplinas e até o dia da apresentação em banca do Trabalho de Conclusão de Curso. Existe a possibilidade de agendamento da Prova Interdisciplinar para a mesma data do TCC e realiza-los em um único dia.

 

 

  1. MÓDULO PESQUISA

 

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.
1) Trabalho de Conclusão de Curso – 60 horas.
Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico – escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas -, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição. E,
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.