Matriz Curricular

Nossos materiais didáticos estão atualizados até a data da sua última revisão. Porém, desde este período podem ter ocorrido informações ainda mais recentes que, por enquanto, não contemplamos no material didático do curso no momento em que este foi contratado por você. Este caso é mais comum em situações que envolvem legislações usadas como referência de disciplinas. Mas não se preocupe, muito em breve essas informações serão novamente revisadas e o seu material didático mais uma vez atualizado.

 

MÓDULO DISCIPLINAS

1) Mídia, Tecnologia e Aprendizagem – 30 horas

A mídia como recurso para construção de discursos. Mídia e vida humana – implicações e intervenções na natureza humana a partir do aparato tecnológico do Sistema Social da Mídia. Imagens Midiáticas e suas relações sociais. Linguagens midiáticas e suas implicações sobre a formação do sujeito. A mídia como dispositivo pedagógico. Mídia e tecnologia, a ampliação do potencial comunicativo. A mídia e seu potencial de (re)significar objetos. A relação da mídia com a educação, no estabelecimento de contextos complexos para a relação ensino/aprendizagem.

 

2) Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior – 30 horas
Caracterização da educação superior e suas finalidades. Fundamentos pedagógicos do ensino superior amparados nas tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. Processo formativo na educação superior, priorizando a universidade como espaço por excelência para a produção do conhecimento. Excelência e competência profissional na ação docente. Fundamentos filosóficos da educação superior. A reflexão filosófica e seu papel na formação de educadores e acadêmicos críticos e conscientes de sua condição de produtores de cultura.

 

3) Diversidade e Inclusão Educacional – 30 horas

Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.

 

4) Teorias do Pensamento Contemporâneo – 30 horas

A natureza do conhecimento e sua evolução. O pensamento e a construção do conhecimento, considerando três elementos essenciais: o sujeito, o objeto, a imagem. Estruturas e formas de conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico. Pensamento científico, da era clássica à moderna. O Racionalismo: a faculdade autônoma do conhecimento, tendo por base “A razão”. Paradigmas do pensamento científico do séc. XX. Fenomenologia: a intencionalidade da consciência humana. O conflito de paradigmas e abordagens contemporâneas. A complexidade humana: limites e desafios culturais.

 

5) A Psicologia do Comportamento Escolar – 30 horas

Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.

 

6) Metodologia da Pesquisa Científica – 30 horas

Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.

 

7) As Diretrizes Curriculares para o Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica – 30 horas

Conceito de Diretrizes Curriculares. Língua Portuguesa: dimensão histórica. Ensino de língua portuguesa na educação básica: leitura, produção textual e análise linguística. O domínio da oralidade. O domínio da escrita. O domínio da leitura. Análise linguística e as práticas discursivas. A escrita de textos: o que observar na escrita dos alunos; a reestruturação de textos. Análise linguística: reflexão sobre a língua.

 

8) Práticas Pedagógicas Contemporâneas no Ensino de Língua Portuguesa – 30 horas
O que ensinar em Língua Portuguesa no mundo contemporâneo. O que dizem os PCNs de Língua Portuguesa. O ensino de Língua Portuguesa alicerçada nos pilares de: leitura, oralidade e escrita. Gramática X Análise Linguística. Avaliação em Língua Portuguesa. Os objetivos gerais da língua portuguesa no ensino fundamental. Proposta de produção textual. Proposta de interpretação de texto. Atividade com ortografia. Como o professor deve elaborar o seu material de trabalho. A tecnologia. A importância do professor aproveitar os textos retirados da internet. A nova postura que o professor deve ter em sala de aula. A escrita no discurso eletrônico. Gêneros que surgiram no meio virtual.

 

9) Lúdico e o Ensino de Literatura na Educação Básica – 30 horas

A leitura significativa na escola. Surgimento da literatura. Conceito de literatura. Relação literatura e escola. O ensino da literatura. A importância do lúdico na formação social do indivíduo. Lúdico e o ensino da literatura na educação básica. O jogo e a fascinação. O lúdico e a palavra. A intertextualidade presente nos textos literários. Música e literatura. Literatura e charges. Relação texto X leitor.

 

10) Projetos de Leitura e Escrita – 30 horas

Variantes linguísticas dos alunos. A escrita na proposta dos gêneros textuais. A escrita e seus usos sociais. A escrita: por que, para que e para quem se escreve. Práticas significativas de escrita. Noção de gêneros textuais. Leitura e a escolha de textos. A escola como espaço propício ao desenvolvimento da leitura. Leituras literárias e de mundo. Competências leitoras. Estratégias para que o aluno adquira o gosto pela leitura. Práticas de escrita e leitura.

 

11) Possibilidade de Práticas a partir dos Recursos da Tecnologia – 30 horas

Conceito de tecnologia. Tecnologias: físicas; simbólicas; organizadoras; educacionais; sociais. Sociedade da informação. Cibercultura e ciberespaço. Escola e tecnologia. Educação, tecnologia e cultura. Tecnologia na escola X inovação metodológica. Práticas pedagógicas a partir dos recursos da tecnologia: abordagem instrucionista; abordagem construtivista. Possibilidades de ensino da língua portuguesa a partir dos recursos da tecnologia: blogs, ferramentas em AVAs, webquest. Habitantes, visitantes e transeuntes.  Internet e o Internetês. Programa UCA (Um Programa por aluno).

 

12) Visão Sistêmica do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura – 30 horas
Conceito de visão sistêmica. Concepções de língua portuguesa. O ensino de língua portuguesa: problemas; o que ensinar; uso da língua em práticas sociais. A função social da língua. Como explorar a língua portuguesa em sala de aula: primeiros passos para o ensino da língua. Dimensões para ensinar a língua de maneira sistêmica. O papel da literatura na escola. O papel da literatura na escola. Dicas para encaminhar uma produção textual. Literatura na visão sistêmica.

 

 

 

MÓDULO PESQUISA

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.

Trabalho de Conclusão de Curso – 60 horas.
Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico – escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas -, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição.
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 420 HORAS