Matriz Curricular

MÓDULO DISCIPLINAS

1) Mídia, Tecnologia e Aprendizagem – 30 horas

A mídia como recurso para construção de discursos. Mídia e vida humana – implicações e intervenções na natureza humana a partir do aparato tecnológico do Sistema Social da Mídia. Imagens Midiáticas e suas relações sociais. Linguagens midiáticas e suas implicações sobre a formação do sujeito. A mídia como dispositivo pedagógico. Mídia e tecnologia, a ampliação do potencial comunicativo. A mídia e seu potencial de (re)significar objetos. A relação da mídia com a educação, no estabelecimento de contextos complexos para a relação ensino/aprendizagem.

 

2) Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior – 30 horas
Caracterização da educação superior e suas finalidades. Fundamentos pedagógicos do ensino superior amparados nas tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. Processo formativo na educação superior, priorizando a universidade como espaço por excelência para a produção do conhecimento. Excelência e competência profissional na ação docente. Fundamentos filosóficos da educação superior. A reflexão filosófica e seu papel na formação de educadores e acadêmicos críticos e conscientes de sua condição de produtores de cultura.

 

3) Diversidade e Inclusão Educacional – 30 horas

Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.

 

4) Teorias do Pensamento Contemporâneo – 30 horas

A natureza do conhecimento e sua evolução. O pensamento e a construção do conhecimento, considerando três elementos essenciais: o sujeito, o objeto, a imagem. Estruturas e formas de conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico. Pensamento científico, da era clássica à moderna. O Racionalismo: a faculdade autônoma do conhecimento, tendo por base “A razão”. Paradigmas do pensamento científico do séc. XX. Fenomenologia: a intencionalidade da consciência humana. O conflito de paradigmas e abordagens contemporâneas. A complexidade humana: limites e desafios culturais.

 

5) A Psicologia do Comportamento Escolar – 30 horas

Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.

 

6) Metodologia da Pesquisa Científica – 30 horas

Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.

 

7) As Diretrizes Curriculares para o Ensino de Matemática na Educação Básica – 30 horas

A matemática e a legislação educacional brasileira: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A história da matemática e sua origem. Desafios do ensino de matemática no século XXI. Ensinar Matemática: para aprender e entender. o conhecimento através de fórmulas e regras matemáticas. O enfoque atual do ensino de matemática e o ensino tradicional. O professor de matemática e o uso da tecnologia. Formação continuada do professor de matemática.

 

8) Práticas Pedagógicas do Ensino de Matemática no Ensino Fundamental – 30 horas

A importância da simbologia da lingua­gem matemática e como a introdução aos nú­meros naturais. O trabalho com os números naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental.  A construção do conceito de número. Operações com números naturais. As frações: nada mais natural do que repartir. O trabalho com jogos no ensino da matemática. Modelagem matemática. Etnomatemática. A resolução de problemas nos anos iniciais. Mitos e desafios no ensino da matemática: as relações entre os conhecimentos do professor e suas crenças e concepções. A criança e o universo da matemática. A importância da didática na matemática. O conhecimento lógico matemático na concepção de Piaget. Teoria do campo aditivo. Como a divisão deve ser trabalhada.

 

9) Modelagem Matemática – 30 horas

O crescimento da Educação Matemática no Brasil. Conceito de Modelo Matemático. O que é Modelagem Matemática? A Modelagem Matemática como Tendência de Pesquisa em Educação no Brasil. Modelagem Matemática na Educação. Aproximações entre Modelagem Matemática e Etnomatemática. Modelagem Matemática e Planejamento. Percepções de professores quanto à aplicação da modelagem na sala de aula. Percepções de alunos quanto à participação em trabalho de modelagem. A escolha de temas para atividades de modelagem na escola. O encaminhamento de conteúdos de matemática em um projeto de modelagem. A avaliação de um trabalho de modelagem. Indicações de aplicação de modelagem em sala de aula. A Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A Modelagem Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A Modelagem Matemática no Ensino Médio.

 

10) Visão Sistêmica dos Conceitos Matemáticos – 30 horas

História da Matemática. História da Matemática no Brasil. A Matemática Moderna. Em busca do conhecimento Matemático. O Conhecimento Matemático e o Mundo Contemporâneo. Os desafios de ser professor no século XXI. A Gestão do Conhecimento. Os desafios de ser Professor de Matemática no século XXI no Brasil. A Matemática é fácil ou difícil? A Matemática no Brasil: PISA no Brasil; Letramento em Matemática. A aprendizagem significativa. Função da escola por Libâneo. A função do professor. Como o professor deve desempenhar seu papel em sala de aula.

 

11) Tecnologias e Matemática: práticas possíveis – 30 horas

A incorporação das tecnologias no ensino da matemática. Histórico dos motivos da (não) incorporação das tecnologias nas salas de aula de matemática. O Logo e o Construcionismo.  Reorganização do Pensamento. Usos e abusos da calculadora em sala de aula. A história das novas tecnologias na educação. O ciclo-execução-reflexão-depuração. O ciclo da aprendizagem. Os objetivos da matemática escolar. O ensino e aprendizagem de matemática. Teoria da suplementação na educação matemática. Trabalhando com números reais. Aprendendo a utilizar a calculadora. Travar a operação: simples função que gera interessantes discussões. Múltiplas representações: ensino fragmentado.

 

12) Estratégias Pedagógicas para a Matemática – 30 horas

A perspectiva metodológica da resolução de problemas para o ensino de matemática: Resolução de problemas propostos em livros didáticos; problemas não-convencionais; problemas de quebra-cabeça; situações-problema. Investigações matemáticas: atividade de investigação com um conjunto de números; Atividade de investigação com referência à semi realidade. Modelagem matemática: sugestões de temas para modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Etnomatemática. História de matemática. Jogos: Um exemplo de jogo – Hex Multiplicativo. Tecnologias da Informação e Comunicação: calculadoras; Computadores; Softwares educacionais; Internet (Sites dedicados à matemática na Internet). 

 

 

 

MÓDULO PESQUISA

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.

Trabalho de Conclusão de Curso – 60 horas.
Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico – escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas -, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição.
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 420 HORAS