Matriz Curricular

Nossos materiais didáticos estão atualizados até a data da sua última revisão. Porém, desde este período podem ter ocorrido informações ainda mais recentes que, por enquanto, não contemplamos no material didático do curso no momento em que este foi contratado por você. Este caso é mais comum em situações que envolvem legislações usadas como referência de disciplinas. Mas não se preocupe, muito em breve essas informações serão novamente revisadas e o seu material didático mais uma vez atualizado.

 

MÓDULO DISCIPLINAS

1) Mídia, Tecnologia e Aprendizagem – 30 horas

A mídia como recurso para construção de discursos. Mídia e vida humana – implicações e intervenções na natureza humana a partir do aparato tecnológico do Sistema Social da Mídia. Imagens Midiáticas e suas relações sociais. Linguagens midiáticas e suas implicações sobre a formação do sujeito. A mídia como dispositivo pedagógico. Mídia e tecnologia, a ampliação do potencial comunicativo. A mídia e seu potencial de (re)significar objetos. A relação da mídia com a educação, no estabelecimento de contextos complexos para a relação ensino/aprendizagem.

 

2) Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior – 30 horas
Caracterização da educação superior e suas finalidades. Fundamentos pedagógicos do ensino superior amparados nas tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. Processo formativo na educação superior, priorizando a universidade como espaço por excelência para a produção do conhecimento. Excelência e competência profissional na ação docente. Fundamentos filosóficos da educação superior. A reflexão filosófica e seu papel na formação de educadores e acadêmicos críticos e conscientes de sua condição de produtores de cultura.

 

3) Diversidade e Inclusão Educacional – 30 horas

Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.

 

4) Teorias do Pensamento Contemporâneo – 30 horas

A natureza do conhecimento e sua evolução. O pensamento e a construção do conhecimento, considerando três elementos essenciais: o sujeito, o objeto, a imagem. Estruturas e formas de conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico. Pensamento científico, da era clássica à moderna. O Racionalismo: a faculdade autônoma do conhecimento, tendo por base “A razão”. Paradigmas do pensamento científico do séc. XX. Fenomenologia: a intencionalidade da consciência humana. O conflito de paradigmas e abordagens contemporâneas. A complexidade humana: limites e desafios culturais.

 

5) A Psicologia do Comportamento Escolar – 30 horas

Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.

 

6) Metodologia da Pesquisa Científica – 30 horas

Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.

 

7) Recursos Tecnológicos na Educação – 30 horas

Conceito de educação. Conceito de aprendizagem. Comunicação educativa e construção do conhecimento. Projeto educacional: conceito, colaboração e componentes. Fundamentos de tecnologia. Tecnologias de informação e de comunicação. Abordagens tecnológicas e comunicação: tecnologias interativas e colaborativas. A necessidade da capacitação dos profissionais da educação às novas tecnologias e seus suportes tecnológicos. A articulação entre recursos tecnológicos e a qualidade na escola. Linguagem verbal e as linguagens analógicas. Linguagem digital. Computadores na educação. Rede de computadores e redes sociais. Habilidades, atitudes e ações necessárias para trabalho em rede. Interação social comunicativa intencional. Utilização dos serviços das redes de computadores. Redes de mídias. Ambientes de aprendizagem. Recursos tecnológicos. Formação continuada para professores e apropriação dos recursos tecnológicos. Projeto de produção de trabalhos de multimídia. Inclusão digital e docência. As tecnologias Assistivas na educação. Tecnologia social.

 

8) Educação a Distância – 30 horas

Ambientes virtuais de aprendizagem: contextualização. Aspectos pedagógicos dos ambientes virtuais de aprendizagem. Ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona. Estruturação da ferramenta de aprendizagem colaborativo: área de coordenação, área de conteúdo e área de comunicação. Material didático no aprendizado colaborativo. Aprendizagem colaborativa. Aprendizagem autodirigida. Ferramentas e softwares educativos. Softwares educacionais: software educativo e software aplicativo. Software de apoio ao trabalho administrativo. Software multimídia para consulta: enciclopédias multimídias, visualizadores de imagens por satélite. Softwares educacionais interativos.

 

9) Teorias da Aprendizagem e as TIC’s – 30 horas

Conceito de tecnologias da informação e da comunicação. Teorias da aprendizagem e as TIC’s. Teorias de aprendizagem: alguns personagens. Teorias da aprendizagem: Behavioristas ‑ comportamentalistas; Os cognitivistas; Aprendizagem significativa e troca conceitual; Vygotsky e a Teoria do Desenvolvimento Social; Teorias construtivistas: Piaget e a aprendizagem social. O uso das TIC’s na educação: o UCA (Um Computador por Aluno); Desafios do trabalho em uma escola conectada. Zona de desenvolvimento proximal. Elementos da Teoria condutivista. Equilibração. Tecnologia educativa.

 

10) Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior – 30 horas

As TIC’s e o mundo moderno. A democratização do acesso à informação. A internet como ferramenta e ambiente de interação. O novo paradigma social proporcionado pelas TIC’s. A inclusão digital. A educação e a escola como agentes de inclusão digital. As TIC’s na escola. O computador e a internet na sala de aula. Os resultados e benefícios da adoção das TIC’s no processo de ensino e aprendizagem. O processo evolutivo das TIC’s no ensino. A Educação a Distância – EaD. Condições para o sucesso do ensino a distância. A EaD no ensino superior.

 

11) Organização Política e Legislação do Ensino Superior – 30 horas

Organização Política e Legislação do Ensino Superior. Organização política brasileira. Definições de estruturas. Leis. Divisão das Leis. Conceituação das Leis. Lei 5.540/68. Artigo 16. Legislação do ensino superior. Artigos. Políticas do Governo Lula. Processo de seleção: Prouni. ENEM. Legislação do ENADE. ENADE: dados gerais. Educação a distância. A universidade e o ensino a distância. Metodologia da educação à distância. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Superior (SESU). MEC/CAPES. MEC/INEP. MEC/Censo Educação Superior. Sinaes. Legislação. Instrumentos. Avaliação das instituições. Visão sistêmica.

 

12) Práxis no Ensino Superior – 30 horas

Por uma educação do século XXI.  Repensar o conhecimento. Em busca do esclarecimento. Em busca de uma práxis docente. Buscando conceitos norteadores em direção à práxis. Por uma práxis conceituada. Alguns princípios gerais para orientar a práxis docente. Educação superior num novo paradigma. A pedagogia nova e a pedagogia tradicional. Conceito de experiência – John Dewey. Tipos de experiência. Conceito de educação- John Dewey. Práxis docente no ensino superior. Princípios sócio filosóficos da formação universitária.

 

 

 

MÓDULO PESQUISA

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.

Trabalho de Conclusão de Curso – 60 horas.
Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico – escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas -, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição.
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 420 HORAS