Metodologia para o Ensino Superior e EAD

Duração
1 ano

Titulação
Especialista

Modalidade
a distância

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Matriz Curricular

MÓDULO DISCIPLINAS

1) Mídia, Tecnologia e Aprendizagem – 30 horas

A mídia como recurso para construção de discursos. Mídia e vida humana – implicações e intervenções na natureza humana a partir do aparato tecnológico do Sistema Social da Mídia. Imagens Midiáticas e suas relações sociais. Linguagens midiáticas e suas implicações sobre a formação do sujeito. A mídia como dispositivo pedagógico. Mídia e tecnologia, a ampliação do potencial comunicativo. A mídia e seu potencial de (re)significar objetos. A relação da mídia com a educação, no estabelecimento de contextos complexos para a relação ensino/aprendizagem.

 

2) Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior – 30 horas
Caracterização da educação superior e suas finalidades. Fundamentos pedagógicos do ensino superior amparados nas tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. Processo formativo na educação superior, priorizando a universidade como espaço por excelência para a produção do conhecimento. Excelência e competência profissional na ação docente. Fundamentos filosóficos da educação superior. A reflexão filosófica e seu papel na formação de educadores e acadêmicos críticos e conscientes de sua condição de produtores de cultura.

 

3) Diversidade e Inclusão Educacional – 30 horas

Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.

 

4) Teorias do Pensamento Contemporâneo – 30 horas

A natureza do conhecimento e sua evolução. O pensamento e a construção do conhecimento, considerando três elementos essenciais: o sujeito, o objeto, a imagem. Estruturas e formas de conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico. Pensamento científico, da era clássica à moderna. O Racionalismo: a faculdade autônoma do conhecimento, tendo por base “A razão”. Paradigmas do pensamento científico do séc. XX. Fenomenologia: a intencionalidade da consciência humana. O conflito de paradigmas e abordagens contemporâneas. A complexidade humana: limites e desafios culturais.

 

5) A Psicologia do Comportamento Escolar – 30 horas

Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.

 

6) Metodologia da Pesquisa Científica – 30 horas

Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.

 

7) Recursos Tecnológicos na Educação – 30 horas

Conceito de educação. Conceito de aprendizagem. Comunicação educativa e construção do conhecimento. Projeto educacional: conceito, colaboração e componentes. Fundamentos de tecnologia. Tecnologias de informação e de comunicação. Abordagens tecnológicas e comunicação: tecnologias interativas e colaborativas. A necessidade da capacitação dos profissionais da educação às novas tecnologias e seus suportes tecnológicos. A articulação entre recursos tecnológicos e a qualidade na escola. Linguagem verbal e as linguagens analógicas. Linguagem digital. Computadores na educação. Rede de computadores e redes sociais. Habilidades, atitudes e ações necessárias para trabalho em rede. Interação social comunicativa intencional. Utilização dos serviços das redes de computadores. Redes de mídias. Ambientes de aprendizagem. Recursos tecnológicos. Formação continuada para professores e apropriação dos recursos tecnológicos. Projeto de produção de trabalhos de multimídia. Inclusão digital e docência. As tecnologias Assistivas na educação. Tecnologia social.

 

8) Educação a Distância – 30 horas

Ambientes virtuais de aprendizagem: contextualização. Aspectos pedagógicos dos ambientes virtuais de aprendizagem. Ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona. Estruturação da ferramenta de aprendizagem colaborativo: área de coordenação, área de conteúdo e área de comunicação. Material didático no aprendizado colaborativo. Aprendizagem colaborativa. Aprendizagem autodirigida. Ferramentas e softwares educativos. Softwares educacionais: software educativo e software aplicativo. Software de apoio ao trabalho administrativo. Software multimídia para consulta: enciclopédias multimídias, visualizadores de imagens por satélite. Softwares educacionais interativos.

 

9) Teorias da Aprendizagem e as TIC’s – 30 horas

Conceito de tecnologias da informação e da comunicação. Teorias da aprendizagem e as TIC’s. Teorias de aprendizagem: alguns personagens. Teorias da aprendizagem: Behavioristas ‑ comportamentalistas; Os cognitivistas; Aprendizagem significativa e troca conceitual; Vygotsky e a Teoria do Desenvolvimento Social; Teorias construtivistas: Piaget e a aprendizagem social. O uso das TIC’s na educação: o UCA (Um Computador por Aluno); Desafios do trabalho em uma escola conectada. Zona de desenvolvimento proximal. Elementos da Teoria condutivista. Equilibração. Tecnologia educativa.

 

10) Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior – 30 horas

As TIC’s e o mundo moderno. A democratização do acesso à informação. A internet como ferramenta e ambiente de interação. O novo paradigma social proporcionado pelas TIC’s. A inclusão digital. A educação e a escola como agentes de inclusão digital. As TIC’s na escola. O computador e a internet na sala de aula. Os resultados e benefícios da adoção das TIC’s no processo de ensino e aprendizagem. O processo evolutivo das TIC’s no ensino. A Educação a Distância – EaD. Condições para o sucesso do ensino a distância. A EaD no ensino superior.

 

11) Organização Política e Legislação do Ensino Superior – 30 horas

Organização Política e Legislação do Ensino Superior. Organização política brasileira. Definições de estruturas. Leis. Divisão das Leis. Conceituação das Leis. Lei 5.540/68. Artigo 16. Legislação do ensino superior. Artigos. Políticas do Governo Lula. Processo de seleção: Prouni. ENEM. Legislação do ENADE. ENADE: dados gerais. Educação a distância. A universidade e o ensino a distância. Metodologia da educação à distância. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Superior (SESU). MEC/CAPES. MEC/INEP. MEC/Censo Educação Superior. Sinaes. Legislação. Instrumentos. Avaliação das instituições. Visão sistêmica.

 

12) Práxis no Ensino Superior – 30 horas

Por uma educação do século XXI.  Repensar o conhecimento. Em busca do esclarecimento. Em busca de uma práxis docente. Buscando conceitos norteadores em direção à práxis. Por uma práxis conceituada. Alguns princípios gerais para orientar a práxis docente. Educação superior num novo paradigma. A pedagogia nova e a pedagogia tradicional. Conceito de experiência – John Dewey. Tipos de experiência. Conceito de educação- John Dewey. Práxis docente no ensino superior. Princípios sócio filosóficos da formação universitária.

 

 

A conclusão do Módulo Disciplinas acontece após a realização da Prova Interdisciplinar.

A Prova Interdisciplinar pode ser agendada a partir do término das 6 (seis) primeiras disciplinas e até o dia da apresentação em banca do Trabalho de Conclusão de Curso. Existe a possibilidade de agendamento da Prova Interdisciplinar para a mesma data do TCC e realiza-los em um único dia.

 

 

  1. MÓDULO PESQUISA

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.
1) Trabalho de Conclusão de Curso – 60 horas.
Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico – escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas -, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição. E,
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.