Psicopedagogia Institucional

Duração
1 ano

Titulação
Especialista

Modalidade
a distância

Selecione estado, cidade e polo para saber o valor da mensalidade:

Carregando dados...
Inscreva-se Agora!
Inscreva-se também em

0800 642 6002

Matriz Curricular

MÓDULO DISCIPLINAS

1) Mídia, Tecnologia e Aprendizagem – 30 horas

A mídia como recurso para construção de discursos. Mídia e vida humana – implicações e intervenções na natureza humana a partir do aparato tecnológico do Sistema Social da Mídia. Imagens Midiáticas e suas relações sociais. Linguagens midiáticas e suas implicações sobre a formação do sujeito. A mídia como dispositivo pedagógico. Mídia e tecnologia, a ampliação do potencial comunicativo. A mídia e seu potencial de (re)significar objetos. A relação da mídia com a educação, no estabelecimento de contextos complexos para a relação ensino/aprendizagem.

 

2) Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior – 30 horas
Caracterização da educação superior e suas finalidades. Fundamentos pedagógicos do ensino superior amparados nas tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. Processo formativo na educação superior, priorizando a universidade como espaço por excelência para a produção do conhecimento. Excelência e competência profissional na ação docente. Fundamentos filosóficos da educação superior. A reflexão filosófica e seu papel na formação de educadores e acadêmicos críticos e conscientes de sua condição de produtores de cultura.

 

3) Diversidade e Inclusão Educacional – 30 horas

Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.

 

4) Teorias do Pensamento Contemporâneo – 30 horas

A natureza do conhecimento e sua evolução. O pensamento e a construção do conhecimento, considerando três elementos essenciais: o sujeito, o objeto, a imagem. Estruturas e formas de conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico. Pensamento científico, da era clássica à moderna. O Racionalismo: a faculdade autônoma do conhecimento, tendo por base “A razão”. Paradigmas do pensamento científico do séc. XX. Fenomenologia: a intencionalidade da consciência humana. O conflito de paradigmas e abordagens contemporâneas. A complexidade humana: limites e desafios culturais.

 

5) A Psicologia do Comportamento Escolar – 30 horas

Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.

 

6) Metodologia da Pesquisa Científica – 30 horas

Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.

 

7) Dificuldades de Aprendizagem – 30 horas

Conceito de aprendizagem. Etapas do processo de escolarização: de que forma se aprende na escola-  aprendizagem e não aprendizagem. Causas e caracterização das dificuldades de aprendizagem (DA) no âmbito escolar: escrita, leitura e matemática. Dislexia. Disgrafia. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Discalculia. Prevenção, avaliação e intervenção pedagógica nas dificuldades de aprendizagem. Disortografia.

 

8) Psicopedagogia Institucional: Avaliação Psicopedagógica – 30 horas

Psicopedagogia institucional. Psicopedagogia institucional escolar. A atuação do psicopedagogo na instituição. Diferentes abordagens para investigação diagnóstica e intervenções psicopedagógicas nas instituições. Abordagem do psicodrama. Abordagem do psicodrama. Propostas de intervenção institucional. Trabalho com grupo operativo. Epistemologia Convergente. Dinâmicas de grupo.

 

9) Psicologia e Aprendizagem – 30 horas

A educação sob a ótica da aprendizagem. Conceito de inteligência. Classificação: inteligência QI e g. Múltiplas inteligências: interpessoal; intrapessoal; linguística; lógico -matemática; espacial; cinestésica – corporal; musical. Processo de desenvolvimento da inteligência. Canais de aprendizagem. Teoria da personalidade. Tipos de personalidade. Distúrbios da personalidade: neuroses, psicoses. Transtornos de personalidade: antissocial; borderline (limítrofe); paranóide; dependente; esquizóide; ansiosa; histriônica; obsessiva; de humor (bipolar e maníaco depressivo). Teorias da psicologia e suas formas de estudo sobre a aprendizagem: escola da psicologia cognitiva; escola da psicologia behaviorista; escola da psicologia psicanalista; escola da psicologia gestalt. Escolas e as tendências atuais: epistemologia genética de Piaget; Bruner e sua teoria construtivista; Vygotsky e a teoria sociocultural; instruções ancoradas; teoria da flexibilidade cognitiva; aprendizagens situadas; gestaltismo; teorias da inclusão; teorias da aprendizagem experimental; teorias das inteligências múltiplas.

 

10) Psicomotricidade e Recreação: Dinâmica e Jogos – 30 horas

O termo psicomotor. Desenvolvimento. Psicomotricidade. A área psicomotora. Estágio psicomotor. Recreação. Brincando com palavras. Metodologia e técnica de ensino recreativa em prol de uma ludopedagogia. Recreação como área de intervenção profissional. Vertentes da psicomotricidade. Premissas do jogo. Jogo como recurso terapêutico. Elementos da motricidade humana. Psicomotricidade made in Brazil. Construção de jogos e cirandas. Competição versus cooperação. Elementos da psicomotricidade e a organização do ego. Terapia psicomotora. Relação entre jogo e a estrutura de personalidade autista; personalidade perversa; personalidade perversa neurótica. Reeducação psicomotora. Terapia psicomotora. desenvolvimento da sexualidade humana. Comunicação verbal e não-verbal e o diálogo tônico-emocional. Psicomotricidade Ramain Thiers. Transpsicomotricidade. Pesquisas sobre a psicomotricidade.

 

11) Psicopedagogia Institucional: Diagnóstico e Intervenção

Conceito de psicopedagogia. Objeto de estudo da psicopedagogia. Histórico da psicopedagogia. Montagem do aparelho psíquico. O profissional da psicopedagogia e sua área de atuação. O diagnóstico na intervenção psicopedagógica. Intervenções na psicopedagogia: um exercício ético. Código de ética. A contribuição da psicologia para a psicopedagogia. Histórico da formação do psicopedagogo.

 

12) Dificuldades de Leitura e Escrita – 30 horas

Processo de aprendizagem da leitura e escrita. Psicogênese da aquisição da escrita. Alfabetização e Letramento: desafios atuais. A função social da escrita. A produção escrita. Práticas de leitura. Contextos significativos da leitura e da escrita. Estratégias de organização de atividades de oralidade e escrita. Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. Pré-requisitos necessários à alfabetização: lateralidade (direita – esquerda); orientação espacial; orientação temporal; ritmo; análise -síntese visual e auditiva; memória visual. Métodos de alfabetização. Métodos de ensino e sua relação com dificuldade de aprendizagem. Dificuldades de leitura e escrita: emocionais; falta de maturidade para iniciar o processo de alfabetização. Dislexia: classificação da dislexia; prognóstico da dislexia; sugestões para auxílio à criança disléxica na escola. Distúrbios da escrita: disgrafia. Papel do professor frente às dificuldades dos alunos em relação à leitura e escrita.

 

 

A conclusão do Módulo Disciplinas acontece após a realização da Prova Interdisciplinar. A Prova Interdisciplinar pode ser agendada a partir do término das 6 (seis) primeiras disciplinas e até o dia da apresentação em banca do Trabalho de Conclusão de Curso. Existe a possibilidade de agendamento da Prova Interdisciplinar para a mesma data do TCC e realiza-los em um único dia.

 

 

MÓDULO PESQUISA

Este módulo orienta o estudante quanto à estrutura, desenvolvimento e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, num formato de conhecimento universal, personalizado e sob os fundamentos da ciência específica.

Trabalho de Conclusão de Curso – 60 horas.
Cada pós-graduando realizará uma pesquisa que resultará em um artigo científico – escrito em linguagem padrão, contendo entre 12 e 15 laudas -, obedecendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e demais normas estabelecidas pela FAEL para a pesquisa, elaboração, formatação e apresentação.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório, e passará pelos seguintes procedimentos/fases:

  • Produção do artigo, com aprovação pelo professor orientador que considerará a linha de pesquisa, o tema, a fundamentação e qualidade científica, e a aplicação das normas técnicas exigidas pela Instituição.
  • Apresentação do artigo científico perante uma Banca composta por profissionais designados pela Coordenação do Curso.