A Faculdade Educacional da Lapa oferece os seguintes cursos:

– Licenciatura em Pedagogia, modalidade EAD, com 5500 vagas anuais. Reconhecido pela Portaria nº 677, de 12 de dezembro de 2013, publicada no Diário Oficial da União, em 13 de dezembro de 2013.

– Licenciatura em Matemática, modalidade EAD, com 6000 vagas anuais. Autorizado pela Portaria nº 290, de 16 de maio de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 19 de maio de 2014.

– Licenciatura em Letras Português e Espanhol, modalidade EAD, com 6000 vagas anuais. Autorizado pela Portaria nº 289, de 16 de maio de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 19 de maio de 2014.

– Bacharelado em Administração, modalidade EAD, com 9000 vagas anuais. Autorizado pela Portaria nº 288, de 16 de maio de 2014, publicada no Diário Oficial da União, em 19 de maio de 2014.

– Bacharelado em Ciências Contábeis, modalidade EAD, 6000 vagas anuais. Autorizado pela Portaria nº 283, de 16 de maio de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 19 de maio de 2014.

– Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, modalidade EAD, com 6.000 vagas. Autorizado pela Portaria nº 724, de 27 de novembro de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 28 de novembro de 2014.

– Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, modalidade EAD, com 9.000 vagas. Autorizado pela Portaria nº 728, de 27 de novembro de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 28 de novembro de 2014.

– Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, modalidade EAD, com 6.000 vagas. Autorizado pela Portaria nº 723, de 27 de novembro de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 28 de novembro de 2014.

– Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, modalidade EAD, com 6.000 vagas. Autorizado pela Portaria nº 725, de 27 de novembro de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 28 de novembro de 2014.

– Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, modalidade EAD, com 6.000 vagas. Autorizado pela Portaria nº 726, de 27 de novembro de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 28 de novembro de 2014.

– Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, com 6.000 vagas, modalidade EAD. Autorizado pela Portaria nº 727, de 27 de novembro de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 28 de novembro de 2014.

Você, que é candidato a uma das vagas anuais enunciadas acima, tenha a certeza de que aqui encontrará excelência e qualidade no ensino, contando com profissionais extremamente competentes e qualificados.

A equipe de dirigentes e os membros da comunidade FAEL – formada por estudantes, funcionários e professores, tem muito orgulho de fazer parte desta Instituição de Ensino e receberá os novos alunos com muita satisfação e a todos dedicará o seu empenho e atenção.

Neste manual, você encontrará todas as informações e orientações necessárias para esse momento tão importante de sua vida. Nele são esclarecidos e detalhados aspectos relacionados com o quadro de vagas, com o sistema de seleção, com o programa de disciplinas e também, as normas do vestibular.

Agradeço e cumprimento a todos por escolherem a FAEL para fazer parte de sua vida.

A FAEL está aguardando a todos de braços abertos e com alegria!

 

Francisco Carlos Sardo

Diretor Acadêmico da FAEL

 

  1. CRONOGRAMA D0 PROCESSO SELETIVO – VAGAS 2016
PeríodoLetivo Início dasinscrições Término dasInscrições Provas agendadas período dematricula
Março2016 26/10/2015 09/03/2016 28/10/2015
a 09/03/2016
29/10/2015 a 10/03/2016
Maio
2016
28/03/2016 11/05/2016 28/03/2016 a 11/05/2016 29/03/2016 a 14/05/2016
Agosto2016 23/05/2016 10/08/2016 23/05/2016 a 10/08/2016 24/05/2016 a 11/08/2016
Outubro2016 22/08/2016 11/10/2016 22/08/2016 a 11/10/2016 23/08/2016 a 13/10/2016

 

OBS: 1) As provas para o Processo Seletivo deverão ser agendadas para os Polos de Apoio Presencial da FAEL, credenciados pelo MEC que aderiram ao processo de oferta 2016 ou nos locais onde o candidato realizou a inscrição.

2) Nenhuma data ou condição divulgada por entidades que atuem no processo de divulgação ou de captação de candidatos, será considerada válida quando for divergente daquelas divulgadas no site da FAEL, www.fael.edu.br ou no material publicitário produzido pela FAEL.

 

  1. APRESENTAÇÃO DOS CURSOS E MODALIDADE EAD DA FAEL

2.1     Os cursos serão interativos e dinâmicos. Os acadêmicos poderão interagir com professores das disciplinas, tutores a distância e alunos pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os cursos respeitam integralmente as diretrizes curriculares nacionais aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação.

2.2     O aluno formado receberá o diploma de: Licenciado em Pedagogia; Licenciado em Letras Português – Espanhol; Matemática; de: Bacharel em Administração; Bacharel em Ciências Contábeis; ou de: Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Processos Gerenciais, Tecnólogo em Gestão Pública, Tecnólogo em Gestão Ambiental e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, conforme o curso concluído com proficiência.

2.3     As aulas serão disponibilizadas no portal educacional para acesso a qualquer tempo, mediante senha e login do aluno.

2.4     As avaliações serão realizadas de acordo com o previsto em projeto pedagógico de cada curso. A média para aprovação por disciplina, sem realização de exame final é de 6,0 (seis) pontos.

2.5     Os candidatos classificados pelo processo seletivo serão matriculados nos polos de apoio presenciais da FAEL de sua escolha no ato da inscrição e nesses polos credenciados pelo MEC deverão cumprir, no mínimo, todas as atividades presenciais obrigatórias, entre elas: uma prova dissertativa a cada dois meses, por disciplina, receber orientações as orientações para os estágios curriculares obrigatórios, quando o projeto pedagógico do curso assim o exigir e realizar a apresentação do trabalho de conclusão do curso, quando o projeto pedagógico do curso o exigir.

2.6     Os períodos letivos da FAEL se iniciam no primeiro dia útil dos meses de março, maio, agosto e outubro de cada ano.

3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

3.1  O Edital para ingresso nos períodos letivos de 2015 rege o Processo Seletivo Nacional Agendado, para os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática e Letras Portugues e Espanhol e Bacharelados em Administração e Ciências Contábeis, Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Processos Gerenciais, Tecnólogo em Gestão Pública, Tecnólogo em Gestão Ambiental e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, todos na modalidade a distância – EAD.

3.1.1 Alunos regularmente matriculados somente poderão solicitar transferência interna para cursos autorizados em data anterior ao de seu curso de origem.

3.2  A seleção para as vagas dos cursos ofertados pela FAEL, por este edital, para candidatos que tenham concluído o Ensino Médio, compreenderá a aplicação de uma prova discursiva, em formato de redação, com tema da atualidade e de relevância social, que poderá ser realizada presencialmente no local de inscrição escolhido pelo candidato ou por processo on line, pela internet.

3.3  A seleção para as vagas dos cursos ofertados por este edital, para candidatos que realizaram o ENEM, será realizada pelo aproveitamento do resultado do exame, desde que satisfeitas as seguintes condições : no mínimo 450 pontos totais e sem nota zero em qualquer de seus componentes.

3.4  Pelo mesmo processo seletivo será realizada a seleção para aproveitamento de vagas do Curso de Graduação de Licenciatura em Pedagogia e para o Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica, na modalidade a distância para:

– candidatos  portadores  de  diploma  de  outro  curso  na  mesma  área  de conhecimento, oriundos de instituições de ensino credenciadas pelo MEC e cursos autorizados e/ou reconhecidos pelo MEC;

– candidatos egressos de curso Normal Superior, oriundos de instituições de ensino credenciadas pelo MEC e cursos autorizados e/ou reconhecidos pelo MEC;

– candidatos a transferência externa, oriundo de cursos de Pedagogia ou de outros cursos dentro da mesma área   de conhecimento, que estejam cursando em outras instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC e cursos autorizados e/ou reconhecidos pelo MEC, e ainda;

– candidatos com possibilidade de aproveitamento de estudos cursados com proficiência e frequência em outras instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC e cursos autorizados e/ou reconhecidos pelo MEC.

O Curso de Formação Pedagógica Docente tem como público alvo candidatos portadores de diploma de curso superior (bacharéis e/ou tecnólogos) relacionados à habilitação pretendida (Letras e Matemática) devendo comprovar haver cursado 120h/a (cento e vinte horas-aula), no mínimo, do conteúdo específico ou correlato àquelas disciplinas relacionadas às habilitações pertinentes.

3.4.1 A seleção para os candidatos que preenchem os requisitos acima será realizada por análise de currículo acadêmico, bastando que os candidatos apresentem, no ato da inscrição, os documentos comprobatórios dessas situações acadêmicas: diploma e histórico escolar no caso de candidatos que tenham concluído seus cursos de origem, ou histórico escolar contendo as disciplinas cursadas com aproveitamento.

3.4.2 Após a convocação para a matrícula os candidatos dos grupos identificados acima deverão apresentar as ementas das disciplinas cursadas com aproveitamento e a declaração descritiva do sistema de avaliação da instituição de origem.

 

3.4.3 Prazos e Procedimentos para o envio de documentos para análise de aproveitamento de disciplinas cursadas:

Período Letivo Prazo máximo para envio dos documentos Data limite parta análise da Coordenação Data do envio do Parecer
Março – 2016 13/02/2016 23/02/2016 27/02/2016
Maio – 2016 10/04/2016 30/04/2016 05/05/2016
Agosto – 2016 10/07/2016 29/07/2016 31/07/2016
Outubro – 2016 10/09/2016 25/09/2016 30/09/2016

 

Formas de envio dos documentos:

Correio:

FAEL

Rodovia Deputado Olívio Belich KM 30

Bairro: Boqueirão

Cidade: Lapa – PR

CEP: 83.750-000

Coordenação de Pedagogia

3.5  O resultado do Processo Seletivo Nacional agendado será válido somente para o ano letivo de 2016, podendo o resultado de um dos períodos de entrada ser aproveitado para o período imediatamente subsequente, desde que aplicado uma única vez.

3.6  As provas do Processo Seletivo Nacional agendado serão aplicadas nos períodos definidos no quadro do item 1, exceto domingos e feriados, em horário estabelecido no local onde o candidato efetuou a sua inscrição.

3.6.1 Os candidatos que optarem pela realização do processo seletivo on line realizarão a prova em dia e horário de livre escolha, depois de receberem a confirmação de recebimento do pagamento da taxa de inscrição e desde que respeitadas as datas previstas no cronograma do processo seletivo apresentado no item 1 deste manual.

4 INSCRIÇÕES

4.1  As inscrições para o Processo Seletivo agendado acontecerão nos períodos definidos no quadro disposto no item 1.

4.2  A inscrição será exclusivamente pela internet, podendo o candidato optar por realizá-la nos equipamentos de um dos locais de inscrição da FAEL e de livre escolha do candidato ou ainda, optar pela realização da prova on line pela internet.

4.2.1 Para realizar a inscrição deverá acessar o site: http://www.fael.edu.br e :

–  Selecionar o menu: VESTIBULAR e posteriormente selecionar o link  “Clique aqui” e “Inscreva-se já” de uma das opções de realização da prova de seleção : presencial; ou pela internet, no vestibular on line;

– Seguir os passos da inscrição, informando os dados solicitados;

Finalizar com a impressão do Comprovante de Inscrição e efetuar o pagamento da taxa no próprio local de inscrição, de livre escolha do candidato, ou por pagamento direto pela internet, PAGSEGURO.

4.2.2 Em caso de opção por pagamento da taxa no local de inscrição, este só poderá receber o valor correspondente, depois que o registro da inscrição for efetuado no sistema FAEL, através do site informado anteriormente e a avaliação será agendada para prova presencial no próprio local da inscrição.

4.3 As vagas remanescentes serão ofertadas para todos os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio.

4.4 Caso o candidato tenha concluído o Ensino Médio no exterior, deverá, no ato da matrícula, apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, convalidado pelo Órgão Oficial competente no Brasil.

4.5 Os candidatos aprovados serão matriculados nos Polos de Apoio Presencial da FAEL, credenciados pelo MEC.

 

5 VALORES DO SEMESTRE

5.1  A única forma aceita para pagamento das mensalidades é mediante quitação de boleto bancário, o qual é disponibilizado diretamente no portal para impressão. Este deve ser pago em qualquer agência bancária até o vencimento.

5.2  A política de preços, está disponível para consulta nos locais de inscrição.

5.2.1 As mensalidades correspondentes aos atos de matrícula e rematrículas, não possuem descontos.

5.2.2 O candidato aprovado que efetivar sua matrícula até a data final de matrículas prevista para os períodos letivos de março e agosto, conforme disposto no quadro do item 1 deste manual, cursará quatro disciplinas durante o primeiro semestre do ano letivo de 2016.

5.2.3 O candidato aprovado que efetivar sua matrícula até a data final de matrículas prevista para os períodos letivos de maio e outubro, conforme disposto no quadro do item 1 deste manual, cursará duas disciplinas em contrato trimestral, passando posteriormente a contratos semestrais.

5.2.4 Os candidatos aprovados que não conseguirem realizar a matrícula até a última data para ingresso em um determinado período letivo, poderão se matricular para o período letivo imediatamente subsequente, passando a frequentar atividades de introdução à metodologia EAD, desenvolvida pela FAEL.

5.2.5 Os candidatos que não realizarem a matrícula para o período em oferta, uma vez remanejados para o período subsequente e ainda assim não realizarem a matrícula, serão retirados da base de candidatos aprovados, podendo, se assim desejarem, se inscrever novamente para um novo processo seletivo.

5.3  Os atos dos candidatos para a inscrição, para realização da prova do processo seletivo e para a matrícula, poderão ser realizados nos locais disponibilizados pela FAEL, no sistema de inscrição.

5.4  As rematrículas para o segundo período e os subsequentes serão responsabilidade do aluno e, realizadas com acesso por login e senha pessoal de acesso ao Portal Educacional

5.5 Se os pagamentos não ocorrerem nas datas especificadas acima o valor da mensalidade será integral e acrescido de juros e multa

6 PROVA DE SELEÇÃO E SUA APLICAÇÃO

6.1     Este item se aplica a todos os candidatos de processo seletivo por prova de proficiência e não abrangidos pelos casos discriminados nos itens 2.3 e 2.4.

6.2     Se a opção do candidato for pela realização da prova presencialmente no próprio local escolhido para a inscrição , haverá um agendamento para essa prova. Para os candidatos que optarem pela realização da prova pelo vestibular on line, a realização d aprova será em data e hora de escolha desses candidatos, desde que tenha ocorrido o recebimento da taxa de inscrição e que a referida prova seja realizada dentro do período estabelecido no cronograma, definido no Item 1.

6.3     A prova será em formato de redação, a qual apresentará um tema de ordem social, científica, cultural ou política, devendo ser desenvolvida em forma de texto dissertativo argumentativo, conforme instruções contidas na folha de prova.

6.4     A redação é classificatória e eliminatória. Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 4,0 (quatro) pontos.

6.5     A redação deverá ser descrita no mínimo em 15 (quinze) linhas e no máximo 20 (vinte) linhas. A mesma será corrigida e pontuada de 0 (zero) e 10 (dez) pontos.

6.6     O tempo mínimo para realização da prova será de 30 (trinta) minutos, e o tempo máximo, de três horas

6.7     Os candidatos aprovados serão selecionados em ordem decrescente da pontuação.

6.9     Para realização da prova do processo de seleção 2015 é indispensável a inscrição pelo site da FAEL (www.fael.edu.br), e apresentação do comprovante de inscrição e pagamento antes da realização da prova ou no caso do vestibular on line, aguardar a liberação da prova que ocorrerá após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

7 CLASSIFICAÇÃO

7.1     A classificação dos candidatos que realizarem prova de seleção, não abrangidos pelos itens 2.3 e 2.4, se dará em ordem decrescente de pontuação, considerando o resultado do Processo seletivo e desde que atendido todos os itens do Edital correspondente. No caso de empate entre candidatos, será classificado o candidato mais idoso, considerando se a data de nascimento, até que se completem as vagas anuais de cada curso, ocasião em que o processo seletivo será encerrado.

7.2     O candidato que obtiver nota menor do que 4,0 (quatro) pontos na redação será eliminado do Processo Seletivo.

7.3     Os candidatos abrangidos pelas situações descritas em 2.3 e 2.4, não passarão por classificação.

8 PROCEDIMENTOS PARA A MATRÍCULA

8.1     As matrículas serão realizadas nos locais de inscrição, ou selecionado no processo de vestibular on line.

8.2     Os períodos de matrículas são os definidos no quadro constante do item 1 deste manual.

8.3     Na ocasião da matrícula, o candidato aprovado deverá apresentar os seguintes documentos:

– Fotocópia legível da Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;

– Fotocópia legível da Carteira de Identidade, conforme Lei Nº 7088/83;

– Fotocópia legível do CPF;

– Fotocópia legível autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio;

– Fotocópia legível autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio;

– Pagamento da 1ª parcela prevista no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

 

8.3.1 Em cada local de inscrição há um carimbo específico para autenticar os documentos solicitados acima. Essa autenticação poderá ser feita no ato da matrícula, mediante a apresentação da fotocópia do documento e de seu original.

8.4     O candidato que, por qualquer motivo, não comparecer dentro do prazo fixado para a matrícula e/ou não apresentar os documentos relacionados no Manual do Candidato perderá o direito à vaga.

8.5     O candidato que na época da matrícula não comprovar a conclusão do Ensino Médio ou equivalente, de acordo com a Lei n. 9.394/96, Art. 44, inciso II, perderá o direito à vaga, mesmo que seu nome conste na relação dos candidatos aprovados.

8.6     Após a efetivação da matrícula o candidato receberá via e-mail seu login e senha para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde realizará as interações com os professores, tutores a distância, alunos e coordenação.

8.7     Caso o candidato tenha concluído o Ensino Médio ou equivalente no exterior, os certificados deverão ser revalidados junto ao Órgão competente.

9 DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1  O candidato inscrito declara-se ciente e de acordo com todas as normas do Processo Seletivo.

9.2  A FAEL é responsável por todos os processos acadêmicos e pedagógicos.

9.3  O candidato que fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata, será excluído do Processo Seletivo.

9.4  Nos casos de comprovada a falsificação e/ou inexatidão nas informações, documentos, ou eliminação pela nota recebida na redação, a FAEL, se reserva no direito de não devolver o valor pago pela inscrição no Processo Seletivo.

9.5  A certificadora do curso será a FAEL.

9.6  Serão eliminados em qualquer tempo, mesmo após a matrícula, os candidatos aprovados que tenham participado do Processo Seletivo regido por este Edital do processo seletivo de 2016, usando informações ou documentos falsos ou outros meios ilícitos, bem como os que deixarem de  apresentar os documentos definidos no Manual do Candidato nos prazos fixados pela FAEL.

9.7  Qualquer irregularidade (fraude, quebra de sigilo, falsificações) cometida por pessoas envolvidas no Processo Seletivo será objeto de Inquérito Administrativo e/ou Policial, nos termos da legislação vigente, estando o infrator sujeito às penalidades previstas na respectiva legislação.

9.8  Em virtude da natureza do Processo Seletivo, pelo tipo “ocupação contínua de vagas”, em nenhum caso haverá vistas, revisão ou recontagem de escores, não sendo, portanto, admitido nenhum tipo de recurso. O Edital tem validade para inscrições e matrículas referentes ao ano letivo de 2016.

10 INFORMAÇÕES

Em caso de dúvidas, o candidato poderá entrar em contato pelos e-mails indicados no site http://www.fael.edu.br.

Francisco Carlos Sardo

Diretor Acadêmico da FAEL