Você estudou, se dedicou até nos fins de semana, cumpriu prazos e virou noites se preparando para provas. Desde o primeiro dia de aula você pensava em se formar, ter um emprego bacana e se tornar um profissional de qualidade. Agora chegou a hora de comprimir todas essas expectativas em 3 palavras amedrontadoras: Trabalho de Conclusão de Curso.

O TCC é um trabalho acadêmico que faz uma avaliação final de um curso superior. A ideia é introduzir os alunos ao campo das pesquisas científicas, testando conhecimentos técnicos, disciplina e originalidade. A aprovação desse trabalho é, na maioria das vezes, um critério determinante para a obtenção do diploma. Deu pra entender a importância de um bom desempenho, certo?

A primeira grande dica para enfrentar o TCC é ser inteligente na escolha do tema. Trabalhe com um assunto que lhe seja familiar e que julgue interessante. Dê preferência também a temas que estejam relacionados à área que você espera trabalhar no futuro e evite aqueles muito batidos.

Se tiver a oportunidade de escolher o orientador do seu projeto, tente encontrar um que entenda bastante do assunto sobre o qual você decidiu pesquisar. Alguns TCCs não são individuais: se esse for o caso, deixe as afinidades de lado e junte-se a alguém que tenha um nível de disposição para trabalho parecido com o seu. Isso aumentará o rendimento e diminuirá o stress em ambas as partes.

Durante o processo de pesquisa, não exclua absolutamente nenhuma fonte de informação: leia artigos, livros, revistas, trabalhos de outros alunos e o que mais aparecer pela frente. Procure se informar também sobre palestras e outros eventos que estejam relacionados ao tema do seu trabalho.

Tome muito cuidado com normas ABNT, elas são parte importante do processo científico e devem ser respeitadas com rigor. Opte também por um vocabulário mais técnico e não inclua nenhum tipo de informalidade no texto.

Com dedicação e muito capricho, seu Trabalho de Conclusão de Curso será um grande sucesso!

facebooktwittergoogle_pluslinkedin