FAQ

Tem alguma dúvida? Confira nossa lista de Perguntas Frequentes ou entre em contato pelos formulários no menu lateral.

Quando devo encaminhar as fichas de estágio?

As fichas de estágio devem ser enviadas após a conclusão da disciplina, isso ao final de cada semestre. O envio deve ser realizado por e-mail e em seguida por correio.

Pós - Quando ocorrerá a certificação?

O processo de emissão do certificado poderá compreender 90 dias corridos após a conclusão de todas as atividades, disciplinas e defesa do Trabalho de Conclusão de Cursos.

Pós - Onde posso cursar a Pós-FAEL?

Onde você quiser. Basta estar conectado à Internet para acesso ao nosso Portal Educacional.

Pós - Quando iniciam-se as aulas?

No momento que você quiser. Basta estar conectado à Internet para acesso ao nosso Portal Educacional.

Pós - Quais são os documentos necessários para a matrícula?

Cópia autenticada do diploma e histórico da graduação assim como cópias simples do RG, CPF e Certidão de Nascimento ou Casamento. O aluno poderá também fazer a autenticação dos documentos acima relacionados diretamente no Polo Presencial. O Curso de Pós-Graduação é destinado a portadores de diploma e, excepcionalmente podem ser aceitos certificados de conclusão de curso, tendo colado grau, com amparo no Parecer CNE/CES nº 303/2000 de 04/04/2000, publicado em DOU de 19/06/2000, seção 1, página 14, ressalvando, com base no mesmo Parecer, que o Diploma será requerido para a rematrícula no Módulo Trabalho de Conclusão de Curso.

Pós - Como realizar a matrícula?

Para realizar a matrícula, o candidato deve efetuar a inscrição no portal da FAEL e enviar alguns documentos para a Secretaria Acadêmica. Este processo pode ser feito diretamente no polo de apoio presencial em que o candidato deseja cursar a sua especialização ou ele poderá enviar os documentos pelos Correios, para o seguinte endereço: FAEL A/C Secretaria acadêmica Rodovia Deputado Olívio Belich, KM 30 – PR 427 Bairro Boqueirão 83.750-000 – Lapa/PR

Pós - Como se inscrever?

As inscrições para os cursos nas áreas de Educação, Gestão e Direito estão abertas. Clique aqui e matricule-se pelo site da FAEL ou diretamente nos Polos de Apoio Presencial de sua região.

Pós - O que preciso para me matricular na Pós-FAEL?

O curso é destinado a todos os portadores de diploma de curso superior, concluídos em uma instituição reconhecida pelo MEC.

Pós - Como serão as avaliações?

Módulo Básico Você fará uma avaliação online por disciplina e, ao final do módulo, uma avaliação presencial interdisciplinar que valerá como nota parcial para todas as disciplinas cursadas. As avaliações online valem 40 pontos e a avaliação presencial 60. Para calcular a nota final de cada disciplina, deve-se somar a nota da avaliação online com a nota da avaliação presencial. Você estará aprovado na disciplina caso a nota final seja igual ou superior a 70. Módulo Específico Este módulo possui somente avaliações online, com valor total de 100 pontos em cada disciplina. A nota mínima para aprovação é de 70 pontos. TCC Aprovação de artigo científico em defesa para banca de avaliação.

Pós - Quais serão os momentos presenciais do seu curso?

Você deverá, obrigatoriamente, ir ao Polo Presencial somente em dois momentos: para realizar a prova presencial no módulo básico e a apresentação do Trabalho de Conclusão, ao final do curso.

Pós - Como é dividida a Matriz Curricular?

A Matriz Curricular dos cursos é dividida em três módulos: módulo básico, módulo específico e Trabalho de Conclusão de Curso.
  • módulo básico é composto de seis disciplinas de 30 horas cada, com conteúdo geral, necessário para o desenvolvimento profissional da área.
  • No módulo específico, também composto de seis disciplinas de 30 horas cada, encontram-se as disciplinas da linha de formação escolhida.
  • Já o Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser feito individualmente, nos moldes de um artigo acadêmico.
O curso terá carga horária total de 420 horas, divididas em 12 disciplinas de 30 horas e o TCC de 60 horas. Caso o aluno deseje, ele poderá cursar outras disciplinas da sua área específica, aumentando assim, a carga horária do curso conforme sua necessidade. A duração mínima do curso é de 6 (seis) meses, tendo cada módulo a duração mínima de 2 meses.

Qual é a metodologia de avaliação?

Na metodologia da avaliação da FAEL, o aluno deve realizar uma avaliação Discursiva/Presencial e uma avaliação Online/Objetiva. A avaliação discursiva deve ser realizada no Polo de Apoio Presencial, sem consulta, com somente uma tentativa, no período estabelecido no calendário do curso e o peso é 6,0. A avaliação Discursiva é liberada somente após a realização do exercício 1 e 2 e atingindo nota mínima de 6,0 em cada. A avaliação Online/Objetiva não precisa ser realizada no Polo de Apoio Presencial, afinal não necessita uma senha de acesso, tem peso 4,0, pode ser realizada com consulta, no período estabelecido no calendário do curso e é liberada após atingir o mínimo de 6,0 no exercício 3. A média de aprovação é 6,0, composta pela nota da avaliação Discursiva/Presencial + nota da avaliação Online/Objetiva.

Tenho um curso de Pós-Graduação na FAEL concluído, tenho algum desconto para realizar mais um curso?

O aluno que possui um curso de Pós-Graduação da FAEL devidamente concluído e deseja realizar mais um curso na mesma área, pode solicitar aproveitamento do módulo básico, no pedagógico e no financeiro. Após matrícula no novo curso, o aluno deve encaminhar o requerimento devidamente preenchido, selecionando a opção Aproveitamento do Módulo Básico da Pós-Graduação, na justificativa inserir o login do curso concluído, assinar e encaminhar digitalizado via e-mail para atendimento@fael.edu.br.

Como faço a minha rematrícula?

A rematrícula é realizada no login e senha do aluno, na ferramenta Rematrícula. O aluno deve realizar a leitura do contrato e confirmar a rematrícula. Será gerado o boleto, com o valor da mensalidade do curso sem o desconto de pontualidade. O período de rematrícula é disponibilizado via calendário.

Como faço para enviar os documentos pendentes de matrícula?

O aluno deve se direcionar até o Polo de Apoio Presencial com os documentos em mãos para que o polo possa digitalizar os documentos e realizar o envio eletronicamente para a FAEL.

Como recebo meu material didático?

O material didático é entregue pelo Polo de Apoio Presencial, após a realização da matricula. No login e senha do aluno, em cada disciplina, consta disponível o livro em PDF, onde o aluno pode utilizar durante o seu curso.

Qual é a data de vencimento dos boletos de mensalidade?

O vencimento da mensalidade é dia 15 de cada mês, mas a Fael somente cobra juros a partir do dia 25 de cada mês. O aluno deve ficar atento aos descontos de pontualidade na descrição do boleto.

Como é firmado o convênio de estágio remunerado?

O aluno deve encaminhar o contato da escola ou empresa para a Central de Estágio através do departamento de Atendimento, via e-mail atendimento@fael.edu.br para que seja realizada a parceria.

Como é firmado o convênio de estágio?

O aluno que está matriculado na disciplina Estágio e precisa realizar o convênio com a Escola para estagiar, deve procurar o assistente acadêmico do Polo de Apoio Presencial para que o mesmo entre em contato com a Escola. Assim irá firmar o convênio curricular obrigatório.

Quando posso solicitar a reposição de curso (a mudança de curso)?

A mudança de curso pode ser solicitada somente em períodos estabelecidos da FAEL, informados em calendário acadêmico.

Quando tenho que comparecer no Polo de Apoio Presencial?

Para realizar a avaliação discursiva. Esta é realizada sem consulta, com somente uma tentativa e necessita a inserção de uma senha (sigilosa) do assistente acadêmico da unidade.

Quando recebo meu login/senha?

Após a realização da matrícula e do pagamento do boleto, é encaminhado ao e-mail cadastrado na inscrição o login e a senha FAEL. Se o aluno não receber esta informação, deverá encaminhar um e-mail para atendimento@fael.edu.br solicitando seu login e senha.

Como realizar transferência interna? A transferência de Polo de Apoio Presencial.

O aluno deverá verificar se a FAEL possui Polo de Apoio Presencial na cidade que deseja mudança. Após verificar a sua existência, o aluno deve preencher o requerimento, selecionar a opção Transferência Interna, inserir na justificativa qual é o Polo de Apoio Presencial que deseja se transferir, assinar e encaminhar via e-mail digitalizado para atendimento@fael.edu.br.

Como ingressar na FAEL como TRANSFERÊNCIA EXTERNA?

O candidato deverá solicitar seu histórico na sua IES de origem e encaminhar este documento até o polo presencial FAEL de sua cidade. O parceiro irá realizar a digitalização do documento de FORMA LEGÍVEL FRENTE E VERSO no tamanho simples e este documento será inserido no link onde é postado as avaliações discursivas do processo seletivo regular. Logo a FAEL receberá o documento, fará uma análise sobre a sua IES de origem para verificar se esta possui credenciamento junto ao MEC. Confirmando a informação será postada uma nota de vestibular a você que será 60, maior que a média 40, e assim será gerado pendência ao polo para matricula de aluno, você deverá se deslocar até o polo e prosseguir com sua matrícula.

O que é o curso de NIVELAMENTO?

Curso de Nivelamento destina-se a alunos ingressantes. Tem por objetivo facilitar o entendimento desses alunos, já que os mesmos trazem várias dificuldades do ensino médio. Na EAD temos também alunos que deixaram de estudar por muitos anos por isso se faz necessário nivelamento. O próprio nome do curso já representa seu significado: nivelar os conhecimentos, ter noções básicas das disciplinas oferecidas para facilitar o entendimento das outras disciplinas que estarão fazendo parte da grade curricular dos cursos.

Quando iniciam as aulas?

O aluno será informado sobre o início das aulas no ato de sua matrícula, será disponibilizado um calendário acadêmico que deverá ser seguido, com todos os prazos para realização dos exercícios e avaliações.
Dúvidas?
Fale agora com a FAEL
0800 642 6002